terça-feira, 28 de setembro de 2021

POÇOS: FONTANÁRIOS RECEBEM PLACAS COM “QRCODE” INFORMANDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA


Agora, apenas com o uso do celular é possível ser informado sobre a qualidade da água nos fontanários monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que está instalando placas com “QRCode” nos locais passando a informação em tempo real das análises feitas pelo laboratório da autarquia.

O “QRCode” é um código de barras bidimensional, cuja sigla QR vem do termo em inglês “Quick Response” (Resposta Rápida) usados para dar acesso instantâneo a alguma informação e que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

A iniciativa foi tomada em razão de atos de vandalismo que vinham danificando os quadros colocados habitualmente nos fontanários contendo os resultados das análises, prejudicando os usuários e trazendo prejuízos financeiros a autarquia.


Fontanários
Poços de Caldas conta hoje com 21 fontes de água natural, monitoradas e cloradas pelo DMAE. Algumas delas têm mais de meio século de existência, como a Fonte Monjolinho e a Fonte dos Amores. Em todas essas fontes onde boa parte da população capta água para consumo domiciliar é feita a limpeza, higienização e, na maioria dos casos, a cloração. Um servidor do DMAE lotado no laboratório faz a limpeza dos fontanários e as análises da água são feitas no laboratório da própria autarquia. Semanalmente é feita análise bacteriológica e, a cada três meses, análise físico-química.

A cloração é necessária para evitar a contaminação por coliformes. Ela é feita com pastilhas de hipoclorito de cálcio, depositadas nos cloradores que ficam na caixa de contato das fontes. Com exceção da Fonte do Monjolinho, os demais fontanários passam por esse processo.

A água da Fonte Monjolinho localizada na Praça Tiradentes (Cascatinha) tem natureza radioativa e ação diurética. Ela é classificada como água potável de mesa.

É recomendável que a água captada nas fontes seja consumida no prazo máximo de uma semana e os recipientes ou galões submetidos à limpeza com detergente ou água sanitária antes do uso, sendo depois bem lavados com água para tirar o excesso desses produtos.

Nenhum comentário: