Pular para o conteúdo principal

POÇOS: FONTANÁRIOS RECEBEM PLACAS COM “QRCODE” INFORMANDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA


Agora, apenas com o uso do celular é possível ser informado sobre a qualidade da água nos fontanários monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que está instalando placas com “QRCode” nos locais passando a informação em tempo real das análises feitas pelo laboratório da autarquia.

O “QRCode” é um código de barras bidimensional, cuja sigla QR vem do termo em inglês “Quick Response” (Resposta Rápida) usados para dar acesso instantâneo a alguma informação e que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

A iniciativa foi tomada em razão de atos de vandalismo que vinham danificando os quadros colocados habitualmente nos fontanários contendo os resultados das análises, prejudicando os usuários e trazendo prejuízos financeiros a autarquia.


Fontanários
Poços de Caldas conta hoje com 21 fontes de água natural, monitoradas e cloradas pelo DMAE. Algumas delas têm mais de meio século de existência, como a Fonte Monjolinho e a Fonte dos Amores. Em todas essas fontes onde boa parte da população capta água para consumo domiciliar é feita a limpeza, higienização e, na maioria dos casos, a cloração. Um servidor do DMAE lotado no laboratório faz a limpeza dos fontanários e as análises da água são feitas no laboratório da própria autarquia. Semanalmente é feita análise bacteriológica e, a cada três meses, análise físico-química.

A cloração é necessária para evitar a contaminação por coliformes. Ela é feita com pastilhas de hipoclorito de cálcio, depositadas nos cloradores que ficam na caixa de contato das fontes. Com exceção da Fonte do Monjolinho, os demais fontanários passam por esse processo.

A água da Fonte Monjolinho localizada na Praça Tiradentes (Cascatinha) tem natureza radioativa e ação diurética. Ela é classificada como água potável de mesa.

É recomendável que a água captada nas fontes seja consumida no prazo máximo de uma semana e os recipientes ou galões submetidos à limpeza com detergente ou água sanitária antes do uso, sendo depois bem lavados com água para tirar o excesso desses produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...