Pular para o conteúdo principal

ARTERIS FERNÃO DIAS REALIZA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA FERIADO DE PÁSCOA

Usuários da BR-381 irão contar com recursos operacionais extras para atendimento entre os dias 14 e 18 de abril

Desde está quarta-feira, dia 12, a Arteris Fernão Dias – concessionária que administra a BR-381 entre Contagem e Guarulhos – deu início a operação especial de tráfego, em virtude do recesso prolongado de Páscoa. Para ampliar segurança e conforto dos usuários que pretendem viajar no período, a concessionária amplia os recursos operacionais, que inclui reforço operacional de colaboradores e equipamentos.

As equipes, composta por mais de 800 profissionais, estão em pontos estratégicos da rodovia para atender de forma rápida as necessidades dos usuários. Nesse período, o ritmo de obras também será alterado. Pelo perfil no Twitter @Arteris_AFD, o usuário conta com informações em tempo real sobre as condições do tráfego. A concessionária também pode ser acionada pelo canal de atendimento ao usuário 0800 283 0381.

Durante o recesso, a Arteris Fernão Dias estima que mais de 400 mil veículos passem pela BR-381 entre São Paulo e Belo Horizonte. A expectativa é que o fluxo seja mais intenso no trecho paulista entre Guarulhos e Bragança Paulista e no trecho mineiro entre Contagem e Itatiaiuçu.

Horários de maior movimento

Quarta-feira (13/04) – das 18h às 23h
Quinta-feira (14/04) – das 12h às 20h
Sexta-feira (15/04) – das 7h às 15h
Domingo (17/04) – das 16h às 20h
Segunda-feira (18/04) – das 07h às 10h

Dicas de segurança
Com alguns cuidados e preparos para a viagem, é possível seguir pelo trajeto sem comprometer a própria segurança e não colocar em risco os demais usuários. A Arteris Fernão Dias dá dicas para um trânsito seguro e uma boa viagem.

Revisão do veículo
Faça a revisão do veículo! Isso garantirá a segurança sua e dos itens que estiver transportando. Verifique: pastilhas e fluído de freios, sistema elétrico e luzes, pneus, alinhamento e balanceamento, níveis de óleo e água no radiador. Você precisa estar preparado para possíveis emergências na estrada.

Planejamento do Trajeto
Se você não está acostumado a fazer determinado percurso, então, estude-o com atenção. Verifique as condições da estrada, tempo de viagem e previsão do tempo. Conheça as áreas de escape da região, faça anotações dos lugares que poderá parar para se alimentar, dormir e abastecer. Deixe separado os valores que espera gastar por dia. Se puder, dê preferência aos sistemas de pagamento automático para pagamento dos pedágios, o que evita o manuseio de papel moeda dando mais segurança para a viagem.

Saúde do motorista
Tenha certeza de que está bem para dirigir e, caso precise, tenha outro condutor apto para lhe substituir. Antes de pegar a estrada, cuide da alimentação, considerando alimentos leves e de costume. Mantenha-se sempre hidratado.

Bagagem
Todo motorista deve evitar o excesso de peso. Lembre-se de ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo. Pastilhas de freio são muito afetadas por excesso de peso, ainda mais em regiões de serra, o que pode ocasionar em problemas mecânicos e até acidentes.

Direção Segura e respeito às leis de trânsito
Respeite os limites de velocidade e a distância entre os carros para evitar acidentes. As leis de trânsito são fundamentais para uma direção segura e um trânsito mais humano. Lembre-se de que a distância maior entre o veículo da frente, permite você frear sem correr o risco de colisão. Dirija com atenção.

Descanse
Não dirija se estiver cansado ou em períodos em que não se sentir confortável. Por isso, não passe longas horas ao volante: faça pausas para alongar os braços e as pernas, evite consumir muito café ou medicamentos para manter-se acordado. Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sangue circular, espantando o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...