sexta-feira, 22 de julho de 2022

UFLA INICIA ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES AGRÍCOLAS DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, nesta segunda-feira, dia 18 de julho, uma delegação com 33 congoleses. Eles participaram da cerimônia de abertura do projeto de extensão Vozes da África, que promoverá atividades, até 6 de agosto, para o fortalecimento das capacidades técnicas e socioambientais de pequenos produtores agrícolas da República Democrática do Congo (RDC).

Além da delegação congolesa, participaram da cerimônia autoridades da Instituição e representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil. A equipe de recepção do município de Três Pontas realizou uma apresentação cultural.

Projeto Vozes da África
O projeto Vozes da África teve início em 2007, em parceria com a Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos. Em 2011, agregou parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), com ações na República Democrática do Congo. Em 2016, o projeto foi expandido para Moçambique, em parceria com a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

Atualmente, além da República Democrática do Congo e Moçambique, o projeto está em atividade em outros países, como Paquistão e Darfur. Também já beneficiou Myanmar e o Afeganistão. A proposta está de acordo com o projeto da ONU de evitar o êxodo rural e as consequentes tentativas de imigrações desordenadas de populações carentes para os países desenvolvidos.

Nenhum comentário: