sexta-feira, 19 de agosto de 2022

VISITA DE ESTUDANTES DA UFLA MARCA RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS AO CEA UHE FUNIL


No dia 12 de agosto, a UHE Funil, localizada entre os municípios de Lavras e Pwrd recebeu uma turma de 31 pessoas, alunos e professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade reabriu a agenda de visitações ao Centro de Educação Ambiental e à Usina que é operada pela Aliança no Sul de Minas.

Uma equipe multidisciplinar explicou aos visitantes como é o processo de licenciamento da usina, informou sobre as questões operacionais e as ações que desenvolvidas em educação ambiental e responsabilidade social.

Para o professor universitário, Luis Antônio, essas visitas são uma excelente contribuição para os alunos, que puderam conhecer de perto o funcionamento e os processos realizados dentro de uma hidrelétrica, a partir da apresentação realizada pelo técnico de O&M Eletroeletrônico da Aliança, Maikel Pressato. “A visita se faz muito importante para complementação daquilo que passamos em sala de aula. A empresa tem um programa muito bem estruturado e organizado para receber os discentes, fazendo com que eles aproveitem ao máximo”, explica Luis.

O jovem Jean Marques Pereira dos Santos Reis, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, que participou da visita, adorou a iniciativa e ficou maravilhado com a estrutura que pôde ver de perto.

“É uma boa oportunidade de aprendizado sobre a usina. Foi uma manhã muito proveitosa, até porque estamos estudando sobre os impactos ambientais e aqui a gente conheceu o que realmente acontece, trazendo mais conhecimento e gerando mais interesse pelo assunto. Ver na prática é diferente, pois na sala de aula não temos dimensão da magnitude de tudo. Gostei muito da parte ambiental e de segurança, percebemos que aqui vocês zelam pela segurança de todos”, explica, destacando os conteúdos abordados pelo analista de Meio Ambiente, Diogo Barros, e pelo técnico de Saúde e Segurança, André Silva.

Um dos pontos de destaque da visita foi a apresentação do Sistema de Transposição para Peixes, que de acordo com Maurício Correia, prestador de serviço da W3, na UHE Funil utiliza um mecanismo de elevação completa, único no país devido à altura da barragem.

É a Aliança demonstrando a sua responsabilidade e compromisso com a comunidade local e acadêmica nas regiões onde atua. “Preparamos uma manhã muito especial com a colaboração de uma equipe engajada que compartilhou experiências com os estudantes. Foi emocionante viver isso tudo depois de tanto tempo, poder apresentar o que fazemos e como atuamos, despertando o interesse pelo assunto e contribuindo para a formação desses jovens”, conclui a analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, Renata Mercês.

Após dois anos sem abrir as portas para o público externo, em função do período pandêmico, a Aliança retoma as visitações à Usina de Funil e ao CEA. Os grupos interessados em agendar visitas devem entrar em contato pelos e-mails renata.oliveira@aliancaenergia.com.br ou comunicacao@aliancaenergia.com.br.

Nenhum comentário: