Pular para o conteúdo principal

DOZE PROFISSIONAIS DA UFLA PARTICIPAM DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE


O Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade ocorrerá entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022, inteiramente online. O evento está em sua 8° edição e este ano debaterá o tema “Memórias, lutas e insurgências nas educações”. O objetivo do seminário é promover o debate das questões referentes ao Corpo, Gênero e Sexualidade a partir do recorte histórico das lutas e insurgências nas múltiplas formas de constituição da educação.

Os Eixos Temáticos (ET) são parte fundamental do evento, pois são o conjunto de temas que orientam o planejamento e a execução dos trabalhos, sendo um verdadeiro suporte ou guia para pesquisadoras e pesquisadores da área. No caso do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade serão 36 ET, abordando a ampla gama de assuntos que abarcam a totalidade do Seminário.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta com doze profissionais na coordenação dos Eixos Temáticos, todas e todos integrantes do FESEX - Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (UFLA).

No ET n.º 9 “Corpos, Gênero e Infâncias” a professora Carolina Faria Alvarenga, do Departamento de Educação (DED) da UFLA, divide a coordenação com a professora Ila Maria Silva de Souza Mendes de Freitas, professora aposentada do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e ex-professora DED/UFLA, e professora Eliane Vianey de Carvalho, do Unilavras.

O ET n.º 24 “Infâncias, Educação e a vida como obra de Arte” é coordenado pela professora Kátia Batista Martins, do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) e os professores Fábio Pinto Gonçalves, do Departamento de Educação Física (DEF), e Breno Alvarenga Almeida, egresso do Mestrado Profissional em Educação (MPE).

A professora Cláudia Maria Ribeiro, aposentada do DED, é uma das coordenadoras do ET n.º 32 “Sexualidades e Gêneros na Educação das Infâncias”, junto com as professoras Constantina Xavier Filha e Samanta Felisberto Teixeira, ambas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

As professoras Alana Máximo Buscácio e Gislaine de Fátima Ferreira Leite e o professor Ailton Dias de Melo também egressas e egresso do MPE coordenam o ET n.º 1, com o tema “A Arte e suas manifestações: Navegando entre as diferenças, corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s)”.

O ET nº 25 - "Insurgências de Corpos e Saberes: Perspectivas Pedagógicas Decoloniais e Queer (Cuir) na Construção de Poéticas Outras da Revolta" será coordenado pela professora Aline Guerra da Costa e pelo professor Marlyson Alvarenga Pereira, egressa e egresso do MPE.

Site do evento: www.seminariointernacionalcgs.com.br

Outras informações também podem ser obtidas por meio do e-mail contato@seminariointernacionalcgs.com.br


O VIII Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade do Minho (UMINHO), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ( UFMS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). E ocorrerão simultaneamente o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...