Pular para o conteúdo principal

DOZE PROFISSIONAIS DA UFLA PARTICIPAM DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE


O Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade ocorrerá entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022, inteiramente online. O evento está em sua 8° edição e este ano debaterá o tema “Memórias, lutas e insurgências nas educações”. O objetivo do seminário é promover o debate das questões referentes ao Corpo, Gênero e Sexualidade a partir do recorte histórico das lutas e insurgências nas múltiplas formas de constituição da educação.

Os Eixos Temáticos (ET) são parte fundamental do evento, pois são o conjunto de temas que orientam o planejamento e a execução dos trabalhos, sendo um verdadeiro suporte ou guia para pesquisadoras e pesquisadores da área. No caso do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade serão 36 ET, abordando a ampla gama de assuntos que abarcam a totalidade do Seminário.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta com doze profissionais na coordenação dos Eixos Temáticos, todas e todos integrantes do FESEX - Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (UFLA).

No ET n.º 9 “Corpos, Gênero e Infâncias” a professora Carolina Faria Alvarenga, do Departamento de Educação (DED) da UFLA, divide a coordenação com a professora Ila Maria Silva de Souza Mendes de Freitas, professora aposentada do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e ex-professora DED/UFLA, e professora Eliane Vianey de Carvalho, do Unilavras.

O ET n.º 24 “Infâncias, Educação e a vida como obra de Arte” é coordenado pela professora Kátia Batista Martins, do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) e os professores Fábio Pinto Gonçalves, do Departamento de Educação Física (DEF), e Breno Alvarenga Almeida, egresso do Mestrado Profissional em Educação (MPE).

A professora Cláudia Maria Ribeiro, aposentada do DED, é uma das coordenadoras do ET n.º 32 “Sexualidades e Gêneros na Educação das Infâncias”, junto com as professoras Constantina Xavier Filha e Samanta Felisberto Teixeira, ambas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

As professoras Alana Máximo Buscácio e Gislaine de Fátima Ferreira Leite e o professor Ailton Dias de Melo também egressas e egresso do MPE coordenam o ET n.º 1, com o tema “A Arte e suas manifestações: Navegando entre as diferenças, corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s)”.

O ET nº 25 - "Insurgências de Corpos e Saberes: Perspectivas Pedagógicas Decoloniais e Queer (Cuir) na Construção de Poéticas Outras da Revolta" será coordenado pela professora Aline Guerra da Costa e pelo professor Marlyson Alvarenga Pereira, egressa e egresso do MPE.

Site do evento: www.seminariointernacionalcgs.com.br

Outras informações também podem ser obtidas por meio do e-mail contato@seminariointernacionalcgs.com.br


O VIII Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade do Minho (UMINHO), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ( UFMS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). E ocorrerão simultaneamente o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...