quinta-feira, 15 de setembro de 2022

DOZE PROFISSIONAIS DA UFLA PARTICIPAM DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE


O Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade ocorrerá entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022, inteiramente online. O evento está em sua 8° edição e este ano debaterá o tema “Memórias, lutas e insurgências nas educações”. O objetivo do seminário é promover o debate das questões referentes ao Corpo, Gênero e Sexualidade a partir do recorte histórico das lutas e insurgências nas múltiplas formas de constituição da educação.

Os Eixos Temáticos (ET) são parte fundamental do evento, pois são o conjunto de temas que orientam o planejamento e a execução dos trabalhos, sendo um verdadeiro suporte ou guia para pesquisadoras e pesquisadores da área. No caso do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade serão 36 ET, abordando a ampla gama de assuntos que abarcam a totalidade do Seminário.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta com doze profissionais na coordenação dos Eixos Temáticos, todas e todos integrantes do FESEX - Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (UFLA).

No ET n.º 9 “Corpos, Gênero e Infâncias” a professora Carolina Faria Alvarenga, do Departamento de Educação (DED) da UFLA, divide a coordenação com a professora Ila Maria Silva de Souza Mendes de Freitas, professora aposentada do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e ex-professora DED/UFLA, e professora Eliane Vianey de Carvalho, do Unilavras.

O ET n.º 24 “Infâncias, Educação e a vida como obra de Arte” é coordenado pela professora Kátia Batista Martins, do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) e os professores Fábio Pinto Gonçalves, do Departamento de Educação Física (DEF), e Breno Alvarenga Almeida, egresso do Mestrado Profissional em Educação (MPE).

A professora Cláudia Maria Ribeiro, aposentada do DED, é uma das coordenadoras do ET n.º 32 “Sexualidades e Gêneros na Educação das Infâncias”, junto com as professoras Constantina Xavier Filha e Samanta Felisberto Teixeira, ambas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

As professoras Alana Máximo Buscácio e Gislaine de Fátima Ferreira Leite e o professor Ailton Dias de Melo também egressas e egresso do MPE coordenam o ET n.º 1, com o tema “A Arte e suas manifestações: Navegando entre as diferenças, corpo(s), gênero(s) e sexualidade(s)”.

O ET nº 25 - "Insurgências de Corpos e Saberes: Perspectivas Pedagógicas Decoloniais e Queer (Cuir) na Construção de Poéticas Outras da Revolta" será coordenado pela professora Aline Guerra da Costa e pelo professor Marlyson Alvarenga Pereira, egressa e egresso do MPE.

Site do evento: www.seminariointernacionalcgs.com.br

Outras informações também podem ser obtidas por meio do e-mail contato@seminariointernacionalcgs.com.br


O VIII Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade do Minho (UMINHO), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ( UFMS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). E ocorrerão simultaneamente o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade.

Nenhum comentário: