Pular para o conteúdo principal

ACORDO COM A RECEITA FEDERAL GARANTE INSTALAÇÃO DO NAF NO CAMPUS DA UFLA


No dia 15 de dezembro foi celebrado um acordo entre a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Receita Federal para implantação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na universidade. O acordo foi assinado pelo reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo delegado da Receita Federal em Varginha, Eduardo Antônio Costa, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA).

O NAF é um projeto criado pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior de todo o País, com o objetivo de oferecer serviços fiscais e contábeis gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda. Por meio desse projeto, a Receita Federal busca também ampliar o conhecimento da população acadêmica e externa a respeito da função econômica e social dos tributos e, com o apoio das universidades, estreitar a relação com o público atendido pela Receita Federal.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, o reitor da UFLA enfatizou que as parcerias com a Receita Federal têm crescido e são bem-vindas. “Estamos sempre abertos a conversar, e à disposição para colaborar com os projetos no que for possível, contemplando o interesse público envolvido nas atividades das duas instituições”, disse. Estiveram presentes no evento, além do reitor e do delegado da Receita Federal, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha; o pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor João Cândido de Souza; o diretor de Licitações, Contratos e Convênios, João Antônio da Cruz Pedrozo; a agente da Receita Federal em Lavras; Ana Carolina Rodrigues Carvalho, e professores coordenadores do projeto na UFLA (Juciara Nunes de Alcântara e Janderson Martins Vaz).


Mais sobre o projeto do NAF na UFLA
O NAF/UFLA será coordenado pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA Juciara Nunes de Alcântara. A previsão de seleção dos participantes é para o 1º semestre de 2023, e poderão se inscrever docentes, técnicos administrativos e estudantes de todos os cursos que estejam vinculados à UFLA. A Receita Federal capacita os membros do Núcleo de Apoio por meio de treinamentos, discussões, palestras e visitas técnicas guiadas, para que eles possam assessorar a população em suas obrigações fiscais e contábeis, como abertura de CNPJ, declaração de imposto de renda, dentre outras questões relacionadas a tributos. Além disso, a Receita Federal disponibiliza uma plataforma de cursos voltados ao conhecimento sobre esse assunto, aberta à comunidade universitária em geral.

Para o professor do Departamento de Administração Pública (DAP) da UFLA e coordenador adjunto do Núcleo, Janderson Martins Vaz, o NAF/UFLA é uma oportunidade para que os estudantes participantes coloquem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula. É também uma forma para os que são leigos no assunto adquirirem conhecimento para quando forem executar suas obrigações tributárias, algo que faz parte da vida de toda população.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal funcionará no prédio do Departamento de Direito da UFLA (DIR) da UFLA, na sala onde também está lotado o Núcleo de Práticas Jurídicas. Atuará também como coordenadora adjunta a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA) Heloísa Rosa Carvalho.

É importante salientar que o NAF não é um posto de atendimento da Receita Federal ou um convênio oficial entre a Receita Federal e a instituição de Ensino Superior, bem como não substitui escritórios de contabilidade ou assessorias contábeis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.