Pular para o conteúdo principal

CREA-MG REALIZARÁ SÉRIE DE ATIVIDADES EM LAVRAS


Nos dias 1° e 2 de fevereiro de 2023, Lavras vai receber uma série de atividades promovidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma delas será a realização da Plenária, instância máxima estadual em que são deliberados assuntos envolvendo as profissões da engenharia, da agronomia e das geociências. Regularmente realizada em Belo Horizonte, a reunião vai contar com a participação do presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, da diretoria e dos conselheiros.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Lavras, engenheiro civil Stênio Igor Mendonça, explica que a iniciativa tem o objetivo de deixar o Conselho ainda mais próximo do profissional e da sociedade ao levar as suas atividades para o interior. “Além das deliberações promovidas pelas Câmaras Especializadas do Crea-MG, também serão realizados encontros estratégicos com lideranças locais. Lavras é uma importante cidade aqui na nossa região, possui duas grandes universidades que formam muitos profissionais por ano. É considerada um polo regional”, afirma o inspetor. A inspetoria local abrange 14 municípios, contabilizando mais de mil profissionais ligados ao sistema Confea/Crea e Mútua.

Como parte das atividades, vai ocorrer ainda o workshop de Desenvolvimento Econômico Regional, no dia 1° de fevereiro de 2023, que vai abordar as diferentes vocações econômicas da cidade, que tem como destaque as indústrias dos segmentos automobilístico, alimentício, metalúrgico, agroindustrial e têxtil. Além da vocação industrial, Lavras também se destaca no setor agropecuário, especialmente na produção de café e leite, soja, milho e feijão. O evento, aberto ao público, será realizado no Salão de Convenções da Ufla - Campus Universitário - Aquenta Sol, às 15h, e vai contar com a presença de diversos segmentos da sociedade civil, além de conselheiros, inspetores e diretores do Conselho.

O presidente do Crea-MG ressalta a importância desse tipo de iniciativa, que viabiliza a troca de conhecimento no intuito de promover o bem-estar social e coletivo. “Para além da nossa atividade-fim, é muito importante o Crea-MG participar desse tipo de debate que contribui para o desenvolvimento local. Acreditamos muito no diálogo para a construção de uma sociedade melhor”, ressalta Lucio.
 
Na programação, está previsto ainda encontros do presidente Lucio com a prefeita da cidade, Jussara Menicucci de Oliveira e com a presidente da Câmara de Vereadores, engenheira civil Carol Coelho, que também é presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Lavras e Região (Asseal). Na oportunidade, Lucio vai entregar a cartilha “Ideias e soluções para os municípios - Contribuições da engenharia, da agronomia e das geociências”, que reúne uma série de apontamentos de profissionais para as áreas de rodovias, alimentos, meio ambiente, impacto das chuvas, urbanicidade e valorização das profissões. Seguindo a programação na cidade, o presidente também vai encontrar com o reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e com coordenadores de cursos de engenharia da universidade.
 
Confira a programação completa abaixo:

1º/02/2023

Reunião de Diretoria do Crea-MG
Horário: 14h
Local: Inspetoria do Crea-MG em Lavras
 
Workshop de Desenvolvimento Regional
Horário: 15h às 17h
Local: Salão de Convenções da UFLA - Campus Universitário - Aquenta Sol, Lavras - MG

Mesa-Redonda Programa Mulher no Sistema Confea/Crea e Mútua
Horário: 18h às 20h
Local: Salão de Convenções da UFLA - Campus Universitário - Aquenta Sol, Lavras-MG.

Reunião do presidente do Crea-MG com Crea Jr-MG Núcleo Lavras
Horário: 18h30
Local: UFLA Campus Universitário - Aquenta Sol, Lavras-MG.
02/02/2023

Reunião com a presidente da Câmara Municipal
Horário: 10h - Câmara de Vereadores
Local: sede da Câmara Municipal
 
Reuniões de Câmaras Especializadas do Crea-MG
Horário: 9h às 12h
Local: UFLA - Campus Universitário, Aquenta Sol - Trevo Rotatório Professor Edmir Sá Santos, s/n
Sala PV2-105: Civil
Sala PV2-308: Elétrica
Sala PV9-11: Mecânica
Sala PV3-11: Geologia e Minas
Sala PV6-4: Agrimensura
Sala PV6-5: Química
Sala PV6-6: Agronomia
Anfiteatro Pró-Reitoria: Segurança do Trabalho

Reunião Plenária do Crea-MG
Horário: 13h30
Local: Salão de Convenções da UFLA - Campus Universitário - Aquenta Sol, Lavras - MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...