quarta-feira, 27 de março de 2024

UNIFEI SEDIA REUNIÃO SOBRE NOVO CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS EM ITAJUBÁ


Em 11 de março, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo professor Cléber Ávila Barbosa, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), cuja sede está localizada em Pouso Alegre – MG.

O assunto principal do encontro foi a vinda de uma unidade do Instituto Federal para Itajubá, com solicitação de apoio da UNIFEI na estratégia para a viabilização dessa iniciativa, que deverá contribuir para o futuro da cidade, com a formação de mão de obra especializada.

Na comitiva, além do reitor Cléber, estavam o deputado estadual Ulysses Gomes de Oliveira (PT – MG), acompanhado de vários assessores, além de representantes do IFSULDEMINAS, como o professor Paulo Roberto Labegalini, professor aposentado da UNIFEI.

Pela UNIFEI, participaram da recepção os professores Edson da Costa Bortoni, reitor; Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; Paulo Waki, chefe de Gabinete da Reitoria; Edmilson Marmo Moreira, pró-reitor de Graduação, e Otávio de Souza Martins Gomes, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), que já foi docente do Instituto Federal em Formiga – MG.

Cursos técnicos
Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM) da UNIFEI, para falar sobre o encontro realizado, o professor Edson Bortoni disse: “Logo no dia do anúncio da criação de uma unidade do IFSULDEMINAS em Itajubá, troquei mensagens com o reitor Cleber Ávila para me inteirar mais sobre o assunto. Em nossa conversa, foi levantado que, em um primeiro momento, apenas cursos técnicos seriam disponibilizados em Itajubá”.

O reitor também informou que nessa conversa com o professor Cléber também foram discutidas diversas possibilidades de localidades que poderiam abrigar provisoriamente o Instituto Federal, uma vez que está prevista a construção de um campus específico.

Segundo o professor Bortoni, como os primeiros cursos do IFSULDEMINAS serão todos noturnos, a possibilidade de a UNIFEI contribuir cedendo salas de aula para a instalação da unidade do Instituto em Itajubá foi abordada. “Naturalmente, esse tema levantado pela Reitoria deverá ser apreciado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da nossa instituição, que dará a posição final e oficial sobre o assunto”, disse o reitor.

Bortoni também informou que o IFSULDEMINAS se comprometeu a cobrir todos os custos decorrentes desta possível cessão pela UNIFEI, assim como o deputado estadual Ulysses Gomes de Oliveira se prontificou a buscar emendas parlamentares para que esta proposta se torne realidade.

Pesquisa à comunidade
De acordo com o reitor, dentre vários passos a serem seguidos pelo IFSULDEMINAS, delineados na reunião, um deles seria a realização de uma pesquisa junto à comunidade itajubense e em empresas para entender melhor as principais demandas da região. Nesse sentido, o reitor da UNIFEI comentou que “Itajubá se caracteriza por ser um polo de empresas de base tecnológica” e que “a formação de recursos humanos qualificados nos ajudaria a atender ainda mais essa vocação da cidade”.

O professor Bortoni concluiu, afirmando que a vinda de uma unidade do IFSULDEMINAS para Itajubá é vista como mais uma grande oportunidade de desenvolvimento regional. “É complementar às atividades já realizadas pela UNIFEI, com a verticalização do ensino, isto é, a oferta de um curso técnico por parte do Instituto Federal, e a formação superior pela universidade. Esta sinergia só vem a beneficiar a sociedade itajubense e regional, e deve ser amplamente apoiada”, finalizou o reitor.

Sobre o IFSULDEMINAS
Em 2008, o Governo Federal criou os Institutos Federais. Por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (CEFETs), 75 unidades descentralizadas de ensino (UNEDs), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

No Sul de Minas Gerais, as escolas agrotécnicas federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de Ensino Médio e técnico, foram unificadas. Nasceu, assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), que atualmente, também possui campi em Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Carmo de Minas e Três Corações, além de núcleos avançados e polos de rede em diversas cidades da região.

O instituto oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequentes (pós-médio), especialização técnica, PROEJA, graduação, pós-graduação e cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A Reitoria do IFSULDEMINAS está estrategicamente localizada no município de Pouso Alegre e interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campi.

Nenhum comentário: