Pular para o conteúdo principal

UNIFEI SEDIA REUNIÃO SOBRE NOVO CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS EM ITAJUBÁ


Em 11 de março, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo professor Cléber Ávila Barbosa, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), cuja sede está localizada em Pouso Alegre – MG.

O assunto principal do encontro foi a vinda de uma unidade do Instituto Federal para Itajubá, com solicitação de apoio da UNIFEI na estratégia para a viabilização dessa iniciativa, que deverá contribuir para o futuro da cidade, com a formação de mão de obra especializada.

Na comitiva, além do reitor Cléber, estavam o deputado estadual Ulysses Gomes de Oliveira (PT – MG), acompanhado de vários assessores, além de representantes do IFSULDEMINAS, como o professor Paulo Roberto Labegalini, professor aposentado da UNIFEI.

Pela UNIFEI, participaram da recepção os professores Edson da Costa Bortoni, reitor; Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; Paulo Waki, chefe de Gabinete da Reitoria; Edmilson Marmo Moreira, pró-reitor de Graduação, e Otávio de Souza Martins Gomes, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), que já foi docente do Instituto Federal em Formiga – MG.

Cursos técnicos
Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM) da UNIFEI, para falar sobre o encontro realizado, o professor Edson Bortoni disse: “Logo no dia do anúncio da criação de uma unidade do IFSULDEMINAS em Itajubá, troquei mensagens com o reitor Cleber Ávila para me inteirar mais sobre o assunto. Em nossa conversa, foi levantado que, em um primeiro momento, apenas cursos técnicos seriam disponibilizados em Itajubá”.

O reitor também informou que nessa conversa com o professor Cléber também foram discutidas diversas possibilidades de localidades que poderiam abrigar provisoriamente o Instituto Federal, uma vez que está prevista a construção de um campus específico.

Segundo o professor Bortoni, como os primeiros cursos do IFSULDEMINAS serão todos noturnos, a possibilidade de a UNIFEI contribuir cedendo salas de aula para a instalação da unidade do Instituto em Itajubá foi abordada. “Naturalmente, esse tema levantado pela Reitoria deverá ser apreciado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da nossa instituição, que dará a posição final e oficial sobre o assunto”, disse o reitor.

Bortoni também informou que o IFSULDEMINAS se comprometeu a cobrir todos os custos decorrentes desta possível cessão pela UNIFEI, assim como o deputado estadual Ulysses Gomes de Oliveira se prontificou a buscar emendas parlamentares para que esta proposta se torne realidade.

Pesquisa à comunidade
De acordo com o reitor, dentre vários passos a serem seguidos pelo IFSULDEMINAS, delineados na reunião, um deles seria a realização de uma pesquisa junto à comunidade itajubense e em empresas para entender melhor as principais demandas da região. Nesse sentido, o reitor da UNIFEI comentou que “Itajubá se caracteriza por ser um polo de empresas de base tecnológica” e que “a formação de recursos humanos qualificados nos ajudaria a atender ainda mais essa vocação da cidade”.

O professor Bortoni concluiu, afirmando que a vinda de uma unidade do IFSULDEMINAS para Itajubá é vista como mais uma grande oportunidade de desenvolvimento regional. “É complementar às atividades já realizadas pela UNIFEI, com a verticalização do ensino, isto é, a oferta de um curso técnico por parte do Instituto Federal, e a formação superior pela universidade. Esta sinergia só vem a beneficiar a sociedade itajubense e regional, e deve ser amplamente apoiada”, finalizou o reitor.

Sobre o IFSULDEMINAS
Em 2008, o Governo Federal criou os Institutos Federais. Por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (CEFETs), 75 unidades descentralizadas de ensino (UNEDs), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

No Sul de Minas Gerais, as escolas agrotécnicas federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de Ensino Médio e técnico, foram unificadas. Nasceu, assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), que atualmente, também possui campi em Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Carmo de Minas e Três Corações, além de núcleos avançados e polos de rede em diversas cidades da região.

O instituto oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequentes (pós-médio), especialização técnica, PROEJA, graduação, pós-graduação e cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A Reitoria do IFSULDEMINAS está estrategicamente localizada no município de Pouso Alegre e interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.