Pular para o conteúdo principal

TRABALHO CONJUNTO ENTRE FIEMG E ACID BUSCA SOLUÇÃO PARA OCORRÊNCIAS DE QUEDA DE ENERGIA NO CENTRO INDUSTRIAL


Falhas no fornecimento de energia no Centro Industrial Jovelino Rabelo, em Divinópolis, constantemente relatadas pelos empresários do local, desencadearam uma força tarefa entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (ACID), que resultou numa reunião com representantes da CEMIG, realizada na tarde do dia 27 de março.

O encontro aconteceu na sede da FIEMG Regional e contou com a presença do presidente da ACID, Cleverson Nogueira, o presidente da FIEMG RCO, Eduardo Soares, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o presidente do Sindicato da Indústria de Fundição no Estado de Minas Gerais, Afonso Gonzaga, lideranças da CEMIG e empresários do Centro Industrial.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) afirmam que aproximadamente 35% da eletricidade consumida no Brasil é industrial e a dependência do setor por essa fonte de energia implica, em caso de queda no fornecimento, em paralização na produção, acidentes de trabalho, custo de operação e prejuízos econômicos.

A vice-prefeita destacou a importância de dar a devida atenção a esse gargalo do setor produtivo, grande gerador de emprego e renda para o município e região. “A grandeza do polo industrial de Divinópolis acaba tendo seu potencial reduzido em função da má qualidade no fornecimento de energia. Nossas indústrias têm dificuldade em aumentar sua produção, fazer investimentos em tecnologia e maquinário e o município tem dificuldade em atrair novos investimentos”, destacou.

Cronograma apresentado pela CEMIG assegurou que até dezembro de 2025 será entregue a Subestação Divinópolis 3, que representará um salto de qualidade no fornecimento de energia. Até lá, de acordo com o gerente de expansão de média e baixa tensão da Distribuição Oeste da CEMIG, Emerson de Sales, uma série de investimentos estão sendo realizados. “Estamos com outras 14 obras em andamento, principalmente na região do Centro-Industrial, visando a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, além de plano de manutenção da rede, inspeção urbana e rural com drone e termovisão, podas e substituição de aparelhos obsoletos para dar maior qualidade ao fornecimento de energia”, pontuou.

O Distrito Industrial de Divinópolis e seu entorno conta atualmente com aproximadamente 160 empresas. De acordo com o presidente da ACID, a união de forças entre as entidades representa o fortalecimento do setor e sua relevância para a economia da região. Cleverson Nogueira destacou a importância da reunião, que dá sequência e reforça o trabalho, que vem sendo realizado pelas entidades na busca para sanar as falhas no fornecimento de energia na região do Centro Industrial. “Desde o final do ano passado, estamos tendo reuniões periódicas com a CEMIG, inclusive com a presença de empresários para tratar de demandas individuais. Essa união com FIEMG, sem dúvida, reforça esse trabalho para buscarmos avanços em termos de infraestrutura energética para a Cidade Industrial e toda Divinópolis. Isso é fundamental para que nossas empresas possam executar e expandir suas atividades e inclusive para recebermos novas indústrias”, afirmou.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, o papel das entidades de classe é atender às demandas do setor, apresentar ações estratégicas e buscar soluções que aumentem a competividade da indústria. “A questão da má qualidade do fornecimento de energia no Centro Industrial é um problema grave e recorrente que precisa da nossa atenção. ACID e FIEMG estão trabalhando juntas de forma alinhada, atuando em defesa do setor produtivo”, finalizou o líder empresarial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho