terça-feira, 25 de junho de 2024

GOVERNADOR ROMEU ZEMA VISITA ITAJUBÁ

Ainda na área de expansão da UNIFEI, o governador visitou a unidade de produção de hidrogênio verde do CH2V

No dia 13 de junho, Itajubá, no Sul de Minas, recebeu a visita do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado de sua comitiva. Recebido pelo prefeito Christian Gonçalves e pelo reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Edson Bortoni, o governador visitou as instalações da estrutura de Geração de Hidrogênio Verde (CH2V).

Acompanharam também a visita do governador, Rodrigo Melo, subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo do Estado de Minas Gerais; os vereadores Rafael Rodrigues e Markinhu Meireles; Antonio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor da UNIFEI; empresários ligados à área de tecnologia e inovação.

O CH2V
O CH2V foi construído por meio de uma parceria entre a UNIFEI; a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE) e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e que é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Com recursos do governo alemão de quase R$ 25 milhões, o CH2V, pretende agregar várias frentes de pesquisas que incluem a análise do uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na busca por alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana.

O CH2V será alimentado exclusivamente por energia renovável, produzida a partir de painéis fotovoltaicos, e vai abrigar laboratórios que serão utilizados por instituições e empresas interessadas em desenvolver pesquisas e aplicações consumindo o hidrogênio.

Também está prevista a inserção, nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização da UNIFEI, de disciplinas com foco no hidrogênio verde, promovendo a geração de conhecimento, troca de experiências, treinamento e qualificação profissional na área.

Apoie o Jornalismo independente. Doe qualquer valor por meio de Chave PIX e contribua.

Nenhum comentário: