Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA


Com agenda externa de 20 a 23/8, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. Em Brasília, nos dias 21 e 22, participou da 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e de uma agenda complementar no Ministério da Educação, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Na sexta-feira (23/8), a agenda foi em Belo Horizonte, para cerimônia de homenagem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A cerimônia foi promovida pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o evento, foi destacada a importância das emendas parlamentares destinadas em 2023 por Rodrigo Pacheco, fundamentais para a manutenção e modernização das universidades federais em Minas Gerais, mas que foram incluídas no contingenciamento. A cerimônia, realizada no Conservatório da UFMG, contou com a presença de outras autoridades acadêmicas e políticas, reforçando a relevância do apoio ao desenvolvimento da educação de qualidade no País.

Reuniões em Brasília
Na Andifes, a mesa central teve como tema as políticas de promoção da igualdade étnica, e a atuação das comissões de heteroidentificação das universidades federais. Entre outras pautas, a situação orçamentária das instituições com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e a Estruturação do Fundo Patrimonial dos Museus Brasileiros (FPMB) e a estruturação dos museus universitários.

Novo modelo educacional
No MEC, o professor Scolforo se reuniu com Adilson Santana de Carvalho, secretário substituto da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), para apresentar um projeto de modernização do modelo de ensino superior, sobretudo para o período noturno, com ênfase na atração e permanência dos estudantes. A ideia é ganhar o apoio para a proposição de cursos com uma abordagem inovadora, que sejam capazes de capacitar os profissionais para as demandas da região e do País e que tragam verdadeiro impacto na transformação social das pessoas. “O modelo educacional precisa ser reformulado e a UFLA pode ser protagonista nesta questão, servindo de modelo para a transformação”, considerou.

Situação orçamentária
O déficit orçamentário da UFLA, preocupação que tem sido primordial na agenda interna e externa do reitor, também foi tema de reunião com Aldous Pereira Albuquerque, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento. Na oportunidade, Scolforo reforçou as necessidades mais urgentes e apresentou os projetos que estão sendo idealizados para o próximo ano, os quais demandam uma situação orçamentária equilibrada para garantir os avanços que a Instituição é capaz de alcançar.
 
Hospital Universitário
O reitor participou de uma reunião na Ebserh, com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento e na formalização do contrato de gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a reunião, foram discutidas as áreas de atuação do hospital, o cronograma das obras e o financiamento necessário para o funcionamento do HU-UFLA, que será voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quando estiver em operação.

Cooperação internacional
O reitor também participou de uma reunião na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o coordenador-geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania, Nelci Peres Caixeta, quando foram discutidos os projetos da UFLA em andamento e a pocibilidade de expansão. A Universidade, reconhecida como referência em agregação de valor aos produtos do agronegócio, busca ampliar e aprimorar essas iniciativas, fortalecendo ainda mais sua atuação internacional nesses continentes.
 
*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJMG CONFIRMA DANO MORAL PARA TRANSEXUAL QUE SOFREU PRECONCEITO DURANTE EXAME DO SUS EM NAZARENO

Uma mulher transexual que realizou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Nazareno, no Campo das Vertentes, relatou ter sofrido constrangimento por não ter seu nome social respeitado durante o atendimento. O caso, que aconteceu no ano de 2017, foi analisado pela Justiça de Minas Gerais, que reconheceu a ocorrência de dano moral e manteve a responsabilização do Município de Nazareno. Segundo o processo, a paciente afirmou que, durante o atendimento para coleta de sangue, funcionários desconsideraram seu nome social e utilizaram seu nome de registro civil, apesar de a identificação social constar em documentos do SUS e no pedido médico. A ação foi ajuizada após o episódio ocorrido em um serviço de saúde vinculado ao município. Ao analisar o recurso, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concluiu que houve violação ao direito à identidade de gênero da autora. Os desembargadores destacaram que o nome social já constava no Cartão Nacional de Saúde, na requisição méd...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho