segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

ARTERIS FERNÃO DIAS ORIENTA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR PANE DURANTE AS VIAGENS DE FIM DE ANO

Concessionária alerta para a manutenção preventiva dos veículos antes de viajar

Nos feriados de Natal e de Ano Novo, a Arteris Fernão Dias, concessionária responsável pelo trecho da BR-381, que liga Guarulhos a Betim, estima um fluxo de mais de 3 milhões de veículos, entre os dias 23 de dezembro e 3 de janeiro. A companhia reforça a ‘Operação Feriado Seguro’, com instruções importantes para uma viagem tranquila, com destaque para a manutenção preventiva do veículo.

Dos 2.367 atendimentos registrados no último feriado de Proclamação da República, 909 foram por socorro mecânico. Um dos pontos de atenção é a pane mecânica e elétrica. Dos 47.252 atendimentos de socorro a veículos realizados de janeiro a novembro de 2024, 35.565 foram por situações destes tipos. Ou seja, 75,2% dos atendimentos ocorrem para socorrer veículos com algum tipo de problema elétrico ou mecânico, muitas vezes provenientes da falta de manutenção preventiva.

A pane elétrica, em especial, compromete a funcionalidade correta de alguns itens essenciais e pode levar desde a uma parada indesejada sobre a faixa de rolamento, inclusive incêndios com perda total do veículo, além de colocar motoristas e passageiros em risco.

O gerente de operações, Edivaldo Braga destaca que “uma das razões deste aumento nos atendimentos são as altas temperaturas causadas pelas mudanças climáticas. Por exemplo, caso a bateria e o alternador do automóvel não estejam funcionando corretamente, o uso excessivo do ar-condicionado pode sobrecarregar o sistema elétrico e causar a pane. Por isso, reforçamos a importância da manutenção preventiva nos veículos antes de pegar estrada, garantindo a segurança de todos os usuários e a fluidez durante a viagem”.

A Arteris Fernão Dias reforça orientações importantes de segurança viária:

·        Faça a manutenção preventiva do veículo, com revisão de componentes importantes do sistema elétrico (baterias, bobinas, velas, fusíveis, iluminação etc.);

·        Certifique-se de abastecer o veículo em postos de combustíveis confiáveis e devidamente fiscalizados. A gasolina, etanol e óleo diesel adulterados podem causar problemas no motor e no sistema elétrico;

·        Utilize itens de fábrica no veículo, que não sobrecarregam a sua potência elétrica;

·        Verifique a validade do extintor veicular para possibilitar a correta extinção de chamas;

·        Caso o carro pare de funcionar na rodovia, mantenha a calma e tente parar num lugar seguro, como acostamentos. Coloque o triângulo a pelo menos 30 metros de distância do veículo, acenda o pisca-alerta e ligue para o apoio.

Caso precise de algum tipo de apoio, basta ligar para 0800 283 0381. Lembrando que ao longo da rodovia, a concessionária disponibiliza 12 unidades SOS Usuário – com local adequado para pausa na viagem, banheiro, fraldário e água.

Nenhum comentário: