Pular para o conteúdo principal

ATO DE DESAGRAVO EM SOLIDARIEDADE A SÉRGIO PERERÊ E AOS REINADOS NEGROS DE MINAS GERAIS REÚNE LÍDERES RELIGIOSOS

Cerimônia inter-religiosa que repudia conteúdo racista será realizada na terça-feira, 8/7, às 19h, na Igreja das Santas Pretas, no Muquifu, em Belo Horizonte; ato terá as presenças de Sérgio Pererê, Padre Mauro Luiz da Silva, Pai Ricardo de Moura e Rainha Belinha

Na próxima terça-feira, 8/7, às 19h, a Igreja das Santas Pretas, no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas (Muquifu), será palco de um importante ato de desagravo em solidariedade a Sérgio Pererê e aos Reinados Negros de Minas Gerais. A cerimônia inter-religiosa visa expressar apoio ao artista mineiro e repúdio aos ataques que ele sofreu por parte de fundamentalistas religiosos em um vídeo nas redes sociais. O ato contará com as presenças de Sérgio Pererê, Padre Mauro Luiz da Silva (Capelania dos Reinados Negros da Arquidiocese de Belo Horizonte), Pai Ricardo de Moura (Casa Pai Jacob do Oriente) e Rainha Belinha (Reino Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário).

O vídeo em questão ataca Sérgio Pererê por uma apresentação no festival “Fado nas Cidades Históricas”, realizada no dia 1º de junho, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Ouro Preto. Identificada como Fernanda Rocha, que publicou o conteúdo em seu perfil, no dia 2 de junho, a narradora categoriza a apresentação como “profanação da Igreja Católica”, chama as músicas de Pererê de “barbaridades” e questiona a legitimidade de sua presença dentro da igreja, por não se tratar de um “artista cristão”. O conteúdo foi replicado na página “Guerreiro da Santa Igreja”, no dia 9 de junho.

Idealizador do ato, Padre Mauro aponta para o anacronismo com relação ao conteúdo do vídeo e o caminho institucional seguido pela Igreja Católica no Brasil, nos últimos anos. O capelão cita o documento de reparação histórica, assinado por Dom Walmor em 2023, que reconhece os danos causados por Dom Cabral ao expulsar os Reinados das Igrejas. "Institucionalmente, a Igreja tem buscado reparação para a população negra; mas, individualmente, grupos fundamentalistas continuam evocando documentos que não têm mais validade", afirma Padre Mauro. "Essas pessoas não estão em consonância com a própria Igreja. A manifestação de racismo e intolerância religiosa feita no vídeo vai contra o movimento institucional da Igreja Católica no Brasil", completa.

Para Sérgio Pererê, o ato de desagravo reflete um momento de esperança em meio à dor e ao cansaço impostos pela situação. "Ao mesmo tempo em que a gente vê essa dificuldade de conseguir convencer a Justiça de que estamos diante de um episódio de racismo e intolerância religiosa, também percebemos os nossos se movendo junto e dando as mãos. Então, este será um momento de respiro, de esperança, onde poderemos trocar entre nós e fortalecer a crença de que é possível mudar esta situação. De que temos força para mover a roda e escrever um novo capítulo da luta contra o racismo no Brasil", afirma.

Ação judicial
Amparado por um coletivo qualificado de advogados, o músico moveu, no dia 17/6, uma ação judicial pedindo a suspensão imediata do vídeo da internet, sob pena de multa aos infratores. No entanto, no dia 26/6, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) negou o pedido de liminar. Em sua decisão, a juíza Adriana Garcia Rabelo reconhece que o conteúdo pode ter causado constrangimento ao artista, mas não considera prudente determinar a exclusão do vídeo indicado. O coletivo, que agora conta com o advogado Hédio Silva Júnior, um dos maiores especialistas em intolerância religiosa do país, vai recorrer da decisão.

Autor de teses, livros e artigos sobre liberdade de crença, racismo, racismo religioso, ações afirmativas e defesa do patrimônio cultural afro-brasileiro, o advogado desenvolve, há 24 anos, litigância pro-bono em defesa da igualdade racial e dos direitos das religiões afro-brasileiras. "Dr. Hédio e sua equipe irão trabalhar junto à equipe de juristas que já atuam no caso em defesa do artista Sérgio Pererê, agregando todo seu farto expertise no assunto. Ele traz também o precedente favorável, que será muito importante no combate aos discursos fundamentalistas de ódio e incitação ao racismo religioso", afirma Joviano Maia, um dos advogados do coletivo.

Sobre Sérgio Pererê
Cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical, Sérgio Pererê é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. Sérgio Pererê considera-se amadrinhado pelas raízes banto de Minas.

Em 2024, lançou “Samba de Preto Velho”, seu primeiro disco dedicado ao samba. O trabalho sucede “Canções de Outono” (Natura Musical), primeiro álbum do mineiro dedicado inteiramente à temática do amor e gravado junto a 14 cantoras, incluindo Mônica Salmaso, Fernanda Takai e Letrux. Ainda no ano passado, lançou “Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê”, que celebra os 25 anos de um dos blocos afro precursores em Minas Gerais; e “Bentu”, gravado com a cantora e violonista paulista Badi Assad.

SERVIÇO | ATO DE DESAGRAVO A SÉRGIO PERERÊ E AOS REINADOS MINEIROS

Quando. 7/7, terça-feira, às 19h

Onde. Igreja das Santas Pretas / Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas - Muquifu

(Rua Santo Antônio do Monte, 708 - Vila Estrela / Santo Antônio)

Quanto. Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.