Pular para o conteúdo principal

BRAIA LANÇA “VERTENTES DE LÁ E CÁ”, OBRA QUE TRANSFORMA HISTÓRIAS DE MINAS EM MÚSICA

Viola caipira é a protagonista do projeto assinado por Bruno Maia, músico e compositor reconhecido no universo do rock e do metal


Lançado em julho de 2025, “Vertentes de Lá e Cá” tem a viola caipira como fio condutor de um tributo sonoro às histórias e paisagens de Minas Gerais. O novo disco do Braia, banda mineira fundada por Bruno Maia, artista reconhecido no universo do rock progressivo por conta da sua trajetória com a icônica Tuatha de Danann, pode ser ouvido em todas as plataformas (braia.net.br). 

Em cada uma das faixas, que transitam entre a música instrumental e a poesia cantada, o disco “Vertentes de Lá e Cá” traz cenas marcantes, como a Travessia dos Emboabas, a coragem de Hipólita Jacinta entre os Inconfidentes e a resistência do quilombo do Ambrósio. Carrancas, São Thomé das Letras e a fogueira de Ingaí também ganham corpo e ressoam em arranjos que levam o ouvinte para um deleite, uma verdadeira viagem, pelas montanhas e cenários de Minas Gerais.“Eu sou um apaixonado por Minas Gerais, sua história e seu povo. Tentei pagar um tributo a esta instância mágica que são as Minas em forma de música e imagem. Tem um pouco de tudo, acredito: música raiz, rock rural, um dedo de progressivo e tudo isso tendo a viola caipira como protagonista", descreve Bruno Maia, que está à frente do Braia. 

Além de um disco para se apreciar em looping, “Vertentes de Lá e Cá” é uma experiência audiovisual. Cada música traz consigo uma ilustração original e um vídeo que amplia o sentido das composições. Neste trabalho, Braia não traz as imagens como ornamento ou bibelôs, ao contrário, elas ajudam a costurar o tempo, a apontar os símbolos e a fazer com que os lugares sejam conhecidos. Os vídeos contam com legendas e tradução em Libras, reafirmando o compromisso do projeto com a acessibilidade e a circulação livre da arte.

"Foi um trabalho muito dedicado e caprichoso com cada peça e detalhe do ‘Vertentes de Lá e Cá’. Este material pode servir até como material paradidático em aulas, oficinas... Ficou bem interessante e, pelo burburinho, tem muita gente já dizendo que quer conhecer alguns locais das músicas ou mesmo estudar mais sobre Minas Gerais", celebra o multiartista Bruno Maia. 

Neste rebento que acaba de nascer, Braia reafirma seu compromisso com a junção da tradição e da invenção. Desde 2006, quando o disco “... e o mundo de lá” foi gestado, o grupo vem explorando os encontros musicais e os Gerais, que fazem das nossas Minas um manancial único de criatividade.

“Acho difícil rotular o disco, pois ele manipula muitos elementos e ritmos diferentes: tem essa coisa da raiz em tudo que é lado, mas é um conteúdo raiz reelaborado, que faz do tradicional algo dinâmico e novo", diz Bruno Maia, frisando que, para compreender melhor o disco, tem que ouvi-lo.  

“Vertentes de Lá e Cá” traz ilustrações de Thiago Brito e artes gráficas de Rodrigo Barbieri. Este projeto foi contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais.

BRAIA. A banda nasceu da inquietude criativa do artista varginhense Bruno Maia, que integra a banda Tuatha de Danann. No Braia, ele expande suas referências ao dialogar com a música celta, o Clube da Esquina, o choro e o sertão, sem esquecer do rock progressivo. A proposta do projeto, que já atravessou o oceano e chegou com destaque à Irlanda, é perpassar tempos e culturas por meio de uma sonoridade que valoriza os instrumentos tradicionais e a força da narrativa musical. 

OUÇA O DISCO

“Vertentes de Lá e Cá” está disponível em todas as plataformas: braia.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVOS VALORES TARIFÁRIOS ENTRAM EM VIGOR NAS PRAÇAS DE PEDÁGIO DA EPR VIAS DO CAFÉ

A EPR Vias do Café informa que, a partir das 0h do sábado, dia 26, entram em vigor os novos valores das tarifas de pedágio nas praças sob sua administração, conforme deliberação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA), publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho de 2025. A atualização está prevista no contrato de concessão e garante a continuidade dos serviços de operação, manutenção e investimentos nas rodovias. A tarifa-base para veículos de passeio passará de R$ 14,30 para R$ 15,00, em linha com o índice de inflação acumulado nos últimos 12 meses. O contrato de concessão prevê atualização tarifária de acordo com a evolução da inflação a cada aniversário dos serviços operacionais. A medida visa garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e a sustentabilidade da concessão. Os novos valores para cada tipo de veículo estarão disponíveis no site da EPR Vias do Café e também poderão ser consultados diretamente nas praças de ...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...