Prefeitos de diversas cidades do Sul de Minas marcaram presença nesta quarta-feira, dia 16 de julho, do primeiro encontro do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas, realizado em Lavras. A iniciativa reuniu prefeitos e secretários municipais das seis cidades que integram o SRI: Lavras, Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, além de representantes do Governo de Minas Gerais e do Sebrae.
O evento contou com a presença do secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Bruno Araújo, do superintendente de Inovação, Hícaro Lima, e do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.
Durante a programação, os participantes discutiram a importância da integração da chamada “hélice pública” ao Sistema Regional de Inovação — um conceito que reconhece o papel estratégico das prefeituras na criação de ecossistemas inovadores, sustentáveis e conectados.
A prefeita anfitriã Jussara Menicucci destacou a importância do momento. “Lavras está muito feliz em recebê-los. É um momento histórico para todos nós. Estamos pensando em uma região mais desenvolvida, baseada e fundamentada na inovação, que é o caminho para melhorar a vida das pessoas. Nossas cidades chegam a um limite no progresso e no desenvolvimento, e agora é a hora de um novo ciclo. O Sebrae também topou esse projeto, fortalecendo essa proposta de cidades inovadoras.
O encontro teve como objetivo dar os primeiros passos na formação de um comitê e de uma aliança regional voltada à inovação, com foco na cooperação entre municípios, articulação com o setor produtivo, universidades e fomento a iniciativas conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da região.
O SRI do Sul de Minas é uma iniciativa inédita que aposta na colaboração entre entes públicos e privados para impulsionar o desenvolvimento regional. A expectativa é que, nos próximos meses, novos encontros aconteçam para consolidar a governança e implementar projetos estruturantes.
Comentários