Pular para o conteúdo principal

INATEL INTEGRA PROJETO NACIONAL PARA DESENVOLVIMENTO DE MICROREATORES NUCLEARES

Inatel será responsável por soluções de controle, proteção e monitoramento da unidade crítica

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) integra um novo projeto nacional que visa o desenvolvimento e testes das tecnologias críticas aplicáveis aos Microrreatores Nucleares (MRN). A proposta reúne nove Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), que atuam em rede sob supervisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), responsável por autorizar e licenciar todas as soluções nucleares desenvolvidas no Brasil.

Com a previsão de aumento do consumo de eletricidade nos próximos anos, o projeto busca criar uma alternativa de geração de energia limpa, distribuída e segura. A proposta prevê o desenvolvimento e testes das tecnologias críticas de um microreator capaz de fornecer energia, com segurança e sustentabilidade, operando de forma independente do sistema e integrado com outras fontes de energia renováveis.

A iniciativa é financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e nasceu a partir da articulação entre as empresas Diamante Geração de Energia, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Terminus Pesquisa e Desenvolvimento em Energia.

O Inatel será responsável por três frentes principais: o desenvolvimento e teste dos sistemas de controle e proteção da unidade crítica, o monitoramento em tempo real do reator e a integração com outras fontes de energia renovável. A atuação do Instituto se dá em parceria direta com o CNEN e em articulação com as demais ICTs envolvidas, uma vez que os sistemas precisam responder automaticamente garantindo a segurança da operação

“Essa iniciativa demonstra a expertise do Inatel na excelência em desenvolvimentos de projetos, acreditamos que a assinatura deste projeto é um passo decisivo para o futuro da geração de energia no Brasil”, explica o Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Hardware e Software Embarcado do Inatel, Francisco Martins Portelinha Júnior.

Os trabalhos serão desenvolvidos nos laboratórios do Inatel, com testes finais e simulações realizados no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro. A expectativa é que o desenvolvimento e testes das tecnologias críticas aplicáveis aos Microrreatores Nucleares (MRN) também possa gerar soluções confiáveis de geração de energia limpa para áreas como a indústria e a saúde, diante da crescente demanda por energia de alta confiabilidade e controle preciso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERTA, POR MEIO DO SENAC, DEZ TURMAS EM CURSOS GRATUITOS EM LAVRAS

As qualificações fazem parte dos programas PSG e Senac + O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, oferta, por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) , dez turmas em cursos gratuitos ágeis e técnicos com início previsto para o mês de agosto. O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas; sindicatos empresariais e associações de inclusão social devidamente credenciadas junto ao Senac. Cursos ágeis com matrículas abertas em Lavras Há oportunidades em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, tecnologia e saúde. PSG · Informática Básica - Sistemas Operacionais e MS Office – Início 04/08 · Tricologia e Terapia Capilar – Início 04/08 · Cor e Mechas – Início 04/08 · Assistente de Logística – Início 04/08 · Gestão de Custos e Logísticas em A&B - Início 04/08 · Cozinhas Veg...