Pular para o conteúdo principal

NOVA SERRANA EM MISSÃO OFICIAL NO PARAGUAI PARA EXPANDIR MERCADOS E FORTALECER O SETOR CALÇADISTA

Secretaria de Desenvolvimento Econômico articula parcerias internacionais, apresenta potencial industrial do município e prospectar investimentos por meio da Lei Maquila

A Prefeitura de Nova Serrana, no Centro-Oeste do Estado, realizou uma importante missão oficial ao Paraguai com o objetivo de promover a internacionalização da indústria calçadista local e fortalecer a economia do município. Representando a administração municipal, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Agnaldo Mendes Cordeiro (Cabral) liderou a comitiva e levou ao país vizinho as potencialidades do polo calçadista de Nova Serrana, que já se destaca como referência nacional no setor.

Durante a agenda institucional, o secretário foi recebido pelo presidente do Congresso Nacional do Paraguai, Raúl Luis Latorre Martínez, e pela deputada Liz Cristina, representante da Comissão Parlamentar de Amizade Paraguai-Brasil. As autoridades paraguaias demonstraram interesse no intercâmbio comercial, tecnológico e institucional com Nova Serrana, consolidando um importante canal de cooperação internacional.

Um dos temas centrais da missão foi a apresentação da Lei Maquila, regime especial de incentivos fiscais do governo paraguaio que isenta empresas estrangeiras de impostos na importação de insumos e maquinários. A medida cria condições atrativas para que empresas de Nova Serrana expandam suas operações com menor custo e maior competitividade no mercado internacional. “Discutimos principalmente a internacionalização dos produtos fabricados em Nova Serrana e a atração de investimentos para nossa cidade. O Paraguai se apresenta como uma ponte estratégica para a exportação global e também para a importação de tecnologias de ponta com custos mais acessíveis”, destacou o secretário Cabral.

Durante a visita, a comitiva também convidou os parlamentares paraguaios a participarem da FENOVA, principal feira do setor calçadista da cidade, e da BFSHOW, feira nacional realizada em São Paulo e que tem a participação ativa das indústrias calçadistas de Nova Serrana. A iniciativa busca ampliar a visibilidade do setor e atrair investidores estrangeiros para o polo industrial mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

LABORATÓRIO EM LAVRAS VAI MODERNIZAR AÇÕES DE DEFESA SANITÁRIA NO ESTADO

Unidade foi entregue ontem, em parceria com a UFLA pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Thales Fernandes e pela diretora-geral do IMA, Luiza de Castro Minas agora conta com um Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai). O local foi, oficialmente, entregue, ontem (28/7) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Castro e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Jackson Antônio Barbosa, em Lavras, Sul de Minas. Também participaram da inauguração, dirigentes da Fundação de Desenvolvimento Cientìfico e Cultural (Fundecc), parceira do projeto. O Laboratório é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de modernizar as ações de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no Estado, por meio do uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento, c...