Secretaria de Desenvolvimento Econômico articula parcerias internacionais, apresenta potencial industrial do município e prospectar investimentos por meio da Lei Maquila
Durante a agenda institucional, o secretário foi recebido pelo presidente do Congresso Nacional do Paraguai, Raúl Luis Latorre Martínez, e pela deputada Liz Cristina, representante da Comissão Parlamentar de Amizade Paraguai-Brasil. As autoridades paraguaias demonstraram interesse no intercâmbio comercial, tecnológico e institucional com Nova Serrana, consolidando um importante canal de cooperação internacional.
Um dos temas centrais da missão foi a apresentação da Lei Maquila, regime especial de incentivos fiscais do governo paraguaio que isenta empresas estrangeiras de impostos na importação de insumos e maquinários. A medida cria condições atrativas para que empresas de Nova Serrana expandam suas operações com menor custo e maior competitividade no mercado internacional. “Discutimos principalmente a internacionalização dos produtos fabricados em Nova Serrana e a atração de investimentos para nossa cidade. O Paraguai se apresenta como uma ponte estratégica para a exportação global e também para a importação de tecnologias de ponta com custos mais acessíveis”, destacou o secretário Cabral.
Durante a visita, a comitiva também convidou os parlamentares paraguaios a participarem da FENOVA, principal feira do setor calçadista da cidade, e da BFSHOW, feira nacional realizada em São Paulo e que tem a participação ativa das indústrias calçadistas de Nova Serrana. A iniciativa busca ampliar a visibilidade do setor e atrair investidores estrangeiros para o polo industrial mineiro.
Comentários