Pular para o conteúdo principal

COMPARTILHAR PARA CRESCER: EDUCADORES DE VARGINHA DISCUTEM LETRAMENTO RACIAL E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS


A Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, em Varginha, no Sul de Minas, sediou, na segunda-feira, 22, a 6ª edição do evento "Compartilhar para Crescer" – Anos Finais que reuniu gestores e professores do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Varginha. O objetivo central do evento foi promover a troca de experiências e a inovação no ambiente escolar entre os professores desse segmento.

A edição especial iniciou com o professor Juliano Lima que fez uma apresentação musical de acolhimento aos participantes. O encontro teve como destaque a apresentação de um trabalho inovador desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Abreu (bairro Damasco). Os professores da unidade de ensino compartilharam os resultados da aplicação da metodologia ativa "Aprendizagem Baseada em Problemas" (ABP), que teve como tema norteador o Letramento Racial.


A abordagem pedagógica, que coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado, desafiou os estudantes a pesquisarem e aprofundarem os conhecimentos sobre questões raciais de forma crítica e engajadora. A iniciativa da EM Professora Maria Aparecida Abreu é um exemplo de como é possível aliar o currículo escolar a temas relevantes e atuais, promovendo a conscientização e o respeito à diversidade desde cedo.

Além da apresentação teórica, a emoção tomou conta do evento com a participação de estudantes dos Anos Finais. Em dramatizações e poesias, os alunos trouxeram à vida as histórias de personalidades negras ilustres que marcaram a história. As performances, fruto do trabalho em sala de aula, foram um momento de grande celebração e reconhecimento.

Para o prefeito Leonardo Ciacci, “o evento "Compartilhar para Crescer" reforça o compromisso da educação municipal de Varginha em buscar constantemente aprimoramento e novas ferramentas para o ensino. Cada vez mais a troca de experiências entre os educadores se mostra fundamental para disseminar boas práticas e fortalecer a rede de ensino”.

"É muito gratificante ver a dedicação dos nossos professores em buscar novas formas de ensinar", relatou Solange Conde, coordenadora pedagógica dos Anos Finais. "O trabalho apresentado hoje é a prova de que a educação em Varginha está no caminho certo. Ao abraçar metodologias ativas e temas tão importantes como o Letramento Racial, estamos formando cidadãos mais críticos, conscientes e preparados para o mundo", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho