Pular para o conteúdo principal

FIEMG INFORMA QUE SITUAÇÃO CRÍTICA DE ESCASSEZ HÍDRICA PODE AFETAR ABASTECIMENTO EM DIVINÓPOLIS EM REGIÃO


A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, divulgou no dia 8 de setembro através de seu documento de Informação Estratégica, informações sobre a Portaria do IGAM N° 25, de 4 de setembro de 2025, que alerta para a situação crítica de escassez hídrica.

O documento afirma que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) declarou Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial na porção hidrográfica localizada a montante das coordenadas geográficas latitude -19,6939 e longitude -44,9308, abrangendo a região a montante da estação Velho da Taipa, localizado na bacia do rio Pará (CBH SF2), e sua bacia de contribuição.

De acordo com o analista ambiental da FIEMG regional Centro-Oeste, isso significa que outorgas de diversos municípios da região serão afetadas, entre eles: Cláudio, Pará de Minas, Itaguara, Pitangui, Oliveira, Itaúna, Piracema, Carmo do Cajuru, Nova Serrana, Conceição do Pará, Divinópolis, Desterro de Entre Rios, Passa Tempo e Carmópolis de Minas.

“É fundamental destacar que as restrições impostas pela Portaria IGAM nº 25/2025 podem ter um impacto direto no abastecimento público de alguns municípios dada a presença de outorgas concedidas à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ou a serviços municipais de água. Isso implica inicialmente na redução do volume de água captado nesses municípios, sendo para cada finalidade um percentual a se reduzir e pode impactar no abastecimento público, já que concessionárias também terão que reduzir sua captação”, explicou o analista.

O analista ambiental da FIEMG Regional está à disposição para esclarecimento de dúvidas dos usuários da Bacia. Interessados podem enviar e-mail para tsa@fiemg.com.br.

A declaração tem como fundamento os registros no posto de monitoramento fluviométrico de referência, estação Velho da Taipa (código 40330000), onde foi observada que a média das vazões diárias de 7 (sete) dias consecutivos apresentou valores iguais ou inferiores a 70% da Q7,10, caracterizando Estado de Restrição, conforme disposto no inciso II do artigo 10 da Deliberação Normativa CERH/MG n.º 49, de 25 de março de 2015. Em razão do estabelecimento do Estado de Restrição de Uso na porção hidrográfica, ficam impostas a todas as captações de água, conforme as outorgas de direito de uso dos recursos hídricos relacionadas no Anexo Único desta Portaria, as seguintes restrições de uso:
  • Redução de 20% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo humano, dessedentação animal ou abastecimento público.
  • Redução de 25% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de irrigação.
  • Redução de 30% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo industrial e agroindustrial.
  • Redução de 50% do volume diário outorgado para as captações de água para as demais finalidades, exceto usos não consuntivos.
A Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial, bem como as restrições de uso para captação de água vigorarão por 45 (quarenta e cinco) dias a contar da publicação da Portaria. Ficam temporariamente suspensas as emissões de novas outorgas de direito de uso consuntivo de recursos hídricos, bem como solicitações de retificação de aumento de vazões e/ou de volumes captados.

O descumprimento implicará suspensão total da outorga até o fim da vigência, além de outras sanções legais. A critério do IGAM poderão ser concedidas outorgas de direito de uso de recursos hídricos para os usos considerados prioritários pela legislação de recursos hídricos, bem como para aqueles necessários à minimização dos impactos relativos à declaração de situação crítica de escassez hídrica e de restrição de uso.

Abaixo, estão listadas as demais Portarias do IGAM, publicadas em 2025, que declararam Situações Críticas de Escassez Hídrica Superficial:
  • Portaria IGAM nº 23, publicada em 18 de agosto de 2025, que declarou Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial na porção hidrográfica localizada a montante das coordenadas -21,2983 (latitude) e -42,8194 (longitude), abrangendo a região a montante do posto de monitoramento fluviométrico de referência da estação Barra do Xopotó, situada no rio Xopotó (CH PS2), e sua respectiva bacia de contribuição. Foram adotadas medidas restritivas ao uso da água por 60 dias.
  • Portaria IGAM nº 19, publicada em 22 de julho de 2025, que declarou Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial na porção hidrográfica localizada a montante das coordenadas -20,4083 (latitude) e -44,0217 (longitude) e a jusante das coordenadas -20,6603 (latitude) e -44,0719 (longitude), abrangendo a região entre os postos de monitoramento fluviométrico de referência das estações Belo Vale e Entre Rios de Minas. Foram adotadas medidas restritivas ao uso da água por 90 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA ESTADUAL FECHA FÁBRICA CLANDESTINA DE SABÃO EM PÓ

Em mais uma ação integrada de combate à clandestinidade e à sonegação fiscal, a Receita Estadual, por intermédio da Delegacia Fiscal de Divinópolis, e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fecharam uma fábrica de sabão em pó falsificado, localizada na zona rural de Dores do Indaiá, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A operação, batizada de Sabão Odores, resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de cerca de 27 toneladas de sabão em pó falsificado, embalado com se fossem de uma marca conhecida do mercado. Na ação realizada na terça-feira (5/8), também foram encontrados 15 trabalhadores e o espaço foi interditado para a perícia técnica. Esta foi a 12ª fábrica clandestina do tipo identificada em 2025 na região. Desde 2024, a Receita Estadual tem intensificado sua presença em operações conjuntas, como ocorreu em junho deste ano, quando foram apreendidas, em Bom Despacho, 18 toneladas de sabão adulterado, 20 toneladas a granel e 14,4 mil caixas prontas para distribuição. Operaçã...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERECE CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SETEMBRO NO SENAC EM LAVRAS

Oportunidades abrangem áreas como saúde, administração, gastronomia, tecnologia e serviços, com inscrições presenciais até o preenchimento das vagas O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional durante o mês de setembro. As formações atendem diferentes perfis e faixas etárias. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade. As turmas fazem parte dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) e têm o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e preparar a população para o mercado de trabalho. As opções incluem desde capacitações técnicas até oficinas voltadas à terceira idade e à gastronomia. Confira as turmas ofertadas · Assistente de Logística · Informática Básica com Internet para Maturidade · Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho · MS Excel - Recursos Avançados · Comida Natalina · Lei Lucas: Noções Básicas de Pri...