Materiais recicláveis são coletados dentro da Organização Militar e destinados à associação de reciclagem da cidade
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, nas Vertentes, iniciou uma parceria importante para avançar nas suas práticas sustentáveis. A partir deste mês de setembro, os resíduos recicláveis recolhidos na Organização Militar passaram a ser destinados à associação de catadores BQ Recicla, responsável pela triagem e encaminhamento adequado.Essa parceria com a BQ Recicla foi estabelecida por meio de um termo de compromisso, conforme determinação do Decreto nº 10.936/2022 e o Edital de Chamamento Público nº 01/EPCAR/2025. O descarte adequado de resíduos é um dos eixos previstos no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da EPCAR, atualizado em março deste ano e válido até o fim de 2026.
De acordo com a presidente da Comissão Gestora do PLS, Major Farmacêutica Janaína Braga de Oliveira, foram estabelecidos pontos de coleta seletiva dentro da Escola, todos equipados com bags ou lixeiras específicas. "A associação, regularmente habilitada e selecionada, será responsável pela coleta semanal dos resíduos recicláveis descartados. O recolhimento ocorrerá semanalmente, às 16 horas, quando a bag cheia será retirada e substituída por uma nova, destinada à próxima coleta", explica.
A diretora da associação BQ Recicla, Danielle Oliveira, acredita que a iniciativa pode incentivar outras instituições do município. "Essa parceria é um passo fundamental para Barbacena, mostra que instituições de grande relevância podem ser exemplo de responsabilidade socioambiental, estimulando a população a adotar práticas sustentáveis", afirma.
As ações do PLS envolvem ainda campanhas educativas sobre uso racional de água, redução no consumo de materiais descartáveis e gestão eficiente dos recursos energéticos e hídricos. "A EPCAR tem o dever de formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do Brasil. Essas iniciativas demonstram nosso engajamento com a preservação ambiental e o fortalecimento social", acrescenta a Major Janaína.
Comentários