Pular para o conteúdo principal

FÓRUM REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PATRIMÔNIO CULTURAL TRAZ GRANDES PERSONALIDADES

Evento será realizado em Varginha, nos dias 18 e 19 de novembro

O Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Varginha, sul de Minas, com o propósito de promover diálogos sobre a cultura e o patrimônio da região sul-mineira, além de fortalecer a economia criativa e o turismo local.

Para que o debate seja o mais democrático possível, o evento vai trazer temas e personalidades importantes que gravitam em torno do assunto. Entre eles, a Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega; o fundador da AME Cultura, Platiny Paiva; e o coordenador do Programa TCE Cultural, do Tribunal de Contas de MG, João Batista Miguel.

O Fórum também irá contar com as presenças da presidente da Fecitur, Teresa Lemos; a fundadora da empresa Acordum Gestão de Turismo, Luiza Alves; e a membra da Comissão Mineira de Pontos de Cultura, Patrícia Rodrigues. “Com todos esses grandes nomes, serão dois dias com debates que irão enriquecer a cultura, o patrimônio e o turismo da nossa região. Na verdade, esse tipo de evento mostra a viabilidade transformar muitas ideias em ações concretas. Por isso, é o tipo de encontro que os interessados nesses temas não podem perder”, explica Idmara Galo, produtora cultural e Conselheira Estadual de Turismo.

Programação e espaços culturais

Com uma programação (programação completa pode ser conferida no quadro abaixo)

diversificada e para atender com conforto os participantes, palestrantes e comunidade em geral, o evento será dividido entre dois importantes espaços culturais:

Auditório do Colégio Fessul: espaço da abertura oficial, palestras, rodas de conversa e o lançamento do selo “Sabores, Saberes e Tradições de Minas”. Localizado na Rua Coronel José Alves, 256, Vila Pinto, Varginha, MG.

Museu Municipal de Varginha: palco das oficinas de artesanato e atividades culturais. Localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141, Centro, Varginha, MG.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com a produção do Ponto de Cultura Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo e conta com os apoios da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Museu Municipal de Varginha.

Também conta com os apoios do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Circuito dos Lago de Furnas, Rede Mineira de Pontos de Cultura, Varginha Online e Itatiaia Sul de Minas. E a Sicoob Credivar patrocinadora do evento.

Serviço
Evento: Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural de Varginha
Datas: 18 e 19 de novembro
Locais: Fessul e Museu Municipal de Varginha
Informações: www.forumdepoliticaspublicas.com.br

Inscrições: sympla.com.br/evento/forum-regional-de-politicas-publicas-e-patrimonio-cultural/3166434?referrer=www.google.com

Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural

18 DE NOVEMBRO DE 2025

9h30 – Início da Feira Economia Criativa Solidária Rodada de negócios e Café de Boas Vindas
Rodada de negócios para fortalecer parcerias e oportunidades com gestores, empreendedores e artesãos que desenvolvem produtos locais, feitos com matéria-prima regional e com modo de fazer tradicional.

10h - Cerimonial de Abertura

10h 30 - Painel 1 - Palestrante: Platinny Paiva - Ame Cultura
Palestra:  Cultura, Patrimônio e Identidade Local

10h30 – Lançamento Selo “Sabores, Saberes e Tradições de Minas”

Presença da Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais Bárbara Botega

11h Painel 2 - Palestrante – João Batista Miguel - TCE Cultural - Tribunal de Contas de MG

Palestra: “O Fortalecimento das Políticas Públicas de Cultura como vetor de Desenvolvimento”

12h – Cozinha Show
(Coquetel e Degustação da Cozinha Mineira - somente convidados e autoridades) 

Chef Milsane Sebastião apresenta:  Um Prato Para Chamar de Nosso! “Fubá Suado com Panceta Banhada na Manteiga Real ao Molho de Café!”

14h30 – Encontro Regional IGRs – Fecitur
Mediação: Teresa Lemos

Presença de Bárbara Botega, Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais

15h - Painel 3 - Palestrante - Luiza Alves - Acordum Gestão de Turismo

Palestra: “Conectar, Planejar, Captar: caminhos para fortalecer o turismo com a captação de recursos”

16h – Painel 4 - Palestra – Ministério da Cultura

Mediação: Ministério da Cultura
Tema: “A Importância da Regulamentação do Marco Regulatório nos munícipios”

18h – Painel 5 - Rede Mineira de Ponto de Cultura 
Mediadora: Patrícia Rodrigues Membra da Comissão Rede Mineira de Pontos de Cultura

Roda de Conversa com Pontos de Cultura de todo Estado de Minas Gerais

Tema: Fortalecimento da Política de Estado para os Pontos de Cultura do Sul de Minas

19h – Manifestação da Cultura Popular

Apresentação de Manifestações Culturais

20h30 - Entrega do Selo para as Manifestações Culturais consideradas Patrimônio Cultural em comemoração à Semana da Consciência Negra

Mediação: Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Deputado Estadual Professor Claiton Oliveira

21h30 – Encerramento

19 DE NOVEMBRO DE 2025

14h30 – 2ª Mostra Mercosul Audiovisual
Sala Lumiére de Cinema Itinerante

Ciclo “Territórios e Paisagens em Transformação”

Local: Fessul

Avenida Coronel José Alves, 260 Vila Pinto

 

14h30 - Oficina Stop Motion - Coletivo Cinema no Pano

Ministrantes: Patrick Moyses e Russilvânia Galo

Local: Museu Municipal de Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.