Pular para o conteúdo principal

PBH RETOMA NAVEGAÇÃO NA LAGOA DA PAMPULHA


O prefeito Álvaro Damião e integrantes da Marinha do Brasil realizaram neste sábado (13) navegação de reconhecimento da Lagoa da Pampulha – evento que oficializa o início da retomada dos passeios turísticos no espelho d’água. A lancha oficial da Corporação foi conduzida por membros da Marinha e percorreu o mesmo trajeto a ser adotado pelo barco turístico, que começa a operar nos próximos dias.

O evento marca as comemorações dos 128 anos de Belo Horizonte, os 99 anos da Marinha do Brasil (celebrado no dia 11) e o Dia do Marinheiro, neste sábado. O prefeito comemorou o que chamou de grata coincidência e ressaltou a segurança como item essencial adotado em todo o processo. “No dia do Marinheiro, dia 13 de dezembro, a gente oficializa a navegação na Lagoa da Pampulha. Foi tudo feito com muito critério, com muita responsabilidade, e volto a frisar que navegar não é direito para nadar. A navegação vai ser feita através de um decreto autorizativo da Prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil. As embarcações autorizadas são as da Marinha e a embarcação da Prefeitura, que ganhou uma licitação. Só essas oficialmente poderão navegar”.

A retomada da navegação turística é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, anunciado pelo prefeito Álvaro Damião em maio, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi o vencedor da licitação lançada pelo município e ficará encarregado de disponibilizar a embarcação e a tripulação para a realização dos passeios, ofertados à população e aos visitantes da capital.

A embarcação do tipo catamarã, com capacidade para 30 passageiros sentados e garantia de visibilidade para contemplação da paisagem, chegou a Belo Horizonte nessa sexta-feira (12), e começa a operar tão logo seja concluída a montagem e expedidas todas as licenças necessárias.

PBH e Marinha do Brasil assinaram um protocolo de intenções para uma cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, com a finalidade de unir esforços para a fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa. “A lagoa está, por parte da Marinha, navegável. O ordenamento cabe à Prefeitura e já estamos trabalhando juntos no decreto que define qual embarcação poderá navegar e em qual área poderá navegar. Em cima desse decreto, a Marinha fiscaliza se a embarcação está regular, se tem habilitação, se está cumprindo as normas", ressaltou o capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e capitão dos Portos de Minas Gerais, Alessandro de Paula Lima.

Para o prefeito de Belo Horizonte, a retomada da navegação na Lagoa da Pampulha vai mudar o olhar do belo-horizontino e dos turistas sobre um dos principais cartões postais da cidade. “Altera a forma de ver a Lagoa da Pampulha. As crianças que vão vir pra cá a partir de agora pra poder navegar, a imagem que elas vão levar da lagoa para as suas casas é o que mais importa. A imagem que o turista vai levar da lagoa da Pampulha para o estado dele ou para o país dele, é o que mais importa".

O projeto piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha terá duração de três meses. As embarcações vão operar de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre as 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio. O passeio terá duração aproximada de 1 hora (incluindo embarque, desembarque e navegação), percorrendo um circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua paisagem cultural, acompanhados por guia turístico que vai apresentar conteúdo histórico, cultural e ambiental.

Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte foram capacitados pela Capitania Fluvial de Minas Gerais, órgão ligado à Marinha do Brasil, e estão aptos a participar do processo de retomada da navegação em segurança.

Potencial turístico
A iniciativa tem como premissas a proteção e valorização da fauna, flora e do patrimônio cultural local, e marca um novo passo na ampliação das experiências turísticas da região, reforçando o potencial da Pampulha como um dos principais cartões-postais da cidade. Além de representar um avanço na diversificação da oferta de lazer e no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo local.

Com a operação dos passeios, a Prefeitura de Belo Horizonte pretende estimular novas dinâmicas de visitação, valorizar o conjunto arquitetônico e paisagístico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, e oferecer mais uma opção de contemplação do complexo, agora a partir de uma perspectiva única, diretamente sobre as águas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho