Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE LULA INAUGURA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E ANUNCIAS OBRAS VIÁRIAS NO CENTRO-OESTE DE MINAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira, 19 de junho, da cerimônia de inauguração do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), em Divinópolis (MG). A unidade é o primeiro hospital 100% destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Macrorregião Oeste de Minas Gerais, com potencial para beneficiar diretamente mais de 1,3 milhão de habitantes distribuídos por 54 municípios.

Ao discursar durante o evento, o presidente destacou os motivos para o investimento em educação ser uma das prioridades do governo. “Nós fizemos um Desenrola Fies. Quem está devendo o Fies está tendo desconto de até 90% da dívida que tem. Porque esse país precisa parar de tratar a educação como se fosse gasto. Porque toda vez que a gente fala de investir na educação, aparece alguém dizendo: ‘não, custa muito caro’”, afirmou.

“Uma menina fazendo universidade na universidade federal mais importante desse país vai custar R$ 20 mil por ano. Um preso numa cadeia de segurança máxima custa R$ 40 mil por ano. Portanto, um preso custa o dobro de uma menina ou de um menino estudante. É por isso que é melhor investir na educação do que investir em armas e em cadeias”, completou o presidente.

Lula também reforçou o compromisso do governo com a saúde. “Nós criamos o Farmácia Popular para garantir 41 remédios de graça para quem toma remédio de uso contínuo, sobretudo para hipertensão, diabetes, essas doenças mais graves. Depois que criamos o Farmácia Popular, resolvemos criar o Agora Tem Especialistas. E nós estamos fazendo mais investimento do que já foi feito em qualquer momento da história deste país na saúde. Por uma simples razão: a Constituição brasileira diz que todos nós somos iguais perante a lei. Então o povo pobre tem que ter direito à mesma assistência médica que o presidente da República tem”, defendeu.

ESTRUTURA HOSPITALAR — Construído e equipado pelo Governo de Minas Gerais, o complexo hospitalar foi doado à UFSJ e passará a ser administrado pela Rede HU Brasil (antiga Ebserh). Para garantir o funcionamento de excelência da unidade, o Governo do Brasil investirá R$ 341 milhões anualmente, divididos entre recursos do Ministério da Educação (R$ 230 milhões para folha de pessoal) e do Ministério da Saúde (R$ 111 milhões para custeio operacional). Além disso, foram aportados pela gestão local R$ 85 milhões exclusivamente para a aquisição de equipamentos e mobiliários médico-hospitalares de ponta.

Voltado ao atendimento de média e alta complexidade, o HU-UFSJ contará, ao final de sua implementação, com 198 leitos, sendo 55 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura terá capacidade para realizar 8.760 internações e mais de 74 mil consultas ambulatoriais por ano.

Para garantir a segurança e a construção adequada dos fluxos assistenciais, a abertura será gradual. O hospital abre suas portas imediatamente em sua primeira fase com 31 leitos clínicos disponíveis para egressos de outras unidades de saúde e atendimento ambulatorial. As demais áreas, como o centro cirúrgico, UTIs e as alas pediátrica e obstétrica, entrarão em operação nas fases seguintes, concluindo a capacidade total no prazo de um ano.

FORMAÇÃO — Além do salto na qualidade assistencial, o hospital será um importante polo de formação acadêmica. Receberá estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, com a expectativa de abrir quatro novos programas de residência a partir de 2027 (Pediatria, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Enfermagem Obstétrica).

INFRAESTRUTURA VIÁRIA — Na área de infraestrutura e mobilidade, o Governo do Brasil anunciou, ainda, atos para a logística da região: o lançamento do pregão eletrônico para a execução das obras e serviços de adequação da Travessia Urbana de Divinópolis na BR-494/MG, que contará com investimento de R$ 19,5 milhões do Novo PAC, e a autorização para as obras de duplicação da BR-262, no trecho que conecta os municípios de Nova Serrana e Bom Despacho.

O ministro dos Transportes, George Santoro, ressaltou que Minas Gerais vive, atualmente, o melhor nível da malha rodoviária federal. “Nós chegamos aqui com mais de 65% das estradas em ótimo e bom, mudando o cenário que a gente tomou quando o senhor entrou no governo, que era um dos piores cenários da história. E temos R$ 77 bilhões contratados em investimentos em Minas Gerais, em aumento de capacidade, em dispositivos, em aumento da segurança viária, salvando vidas. As famílias vão poder chegar em casa com segurança”, apontou.

A publicação do edital da Travessia Urbana no Diário Oficial da União (DOU) está programada para o dia 15 de julho, com a abertura das propostas para o dia 30 de julho. Quando concluída, a obra eliminará um importante gargalo logístico na conexão entre duas rodovias estratégicas, a BR-494/MG e a MG-050, que integram um dos principais eixos estruturantes do Centro-Oeste de Minas Gerais.

Entre os benefícios está a redução dos conflitos entre o tráfego urbano de Divinópolis e o fluxo de veículos de longa distância, proporcionando mais segurança, fluidez e conforto tanto para a população local quanto para os usuários que transitam pela rodovia.

Para ampliar a segurança viária dos motoristas e dos moradores das áreas lindeiras, cada sentido da rodovia contará com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, acostamentos externo de 2,5 metros e interno de 1 metro e canteiro central, que fará a separação dos fluxos opostos de tráfego, reduzindo o risco de colisões frontais.

Atualmente, o trecho contemplado com a duplicação registra um volume médio diário de aproximadamente 9,5 mil veículos. Com a implantação de três acessos, dois retornos e duas interseções previstos no projeto, o tráfego passará a operar de forma mais segura, dinâmica e fluida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...