Pular para o conteúdo principal

MULHERES NO TATAME

Em Lavras, elas já estão em cena

Todo mundo já viu ou presenciou as histórias de homens corajosos, que utilizaram o Jiu-jitsu como forma de testar seu potencial e também provar que a arte suave era a melhor e mais eficiente entre todas as artes marciais. 

A própria história desta arte foi por muito tempo construído sobre braços masculinos.

O Jiu-jitsu era uma prática restrita ao público masculino. Para as mulheres havia pouco abertura, mas a história agora é outra. As mulheres conquistaram o espaço que é mais que merecido dentro do Jiu Jitsu. Com a perseverança, união e domínio técnico das posições e golpes elas já alcançam um alto nível entre os praticantes.

Algo antes impensável para qualquer mulher, Yvone Duarte, foi a primeira mulher a ser graduada faixa preta de Jiu Jitsu e recebeu esta honra das mãos do Mestre Osvaldo Alves, em Outubro de 1990. Yvone, hoje tem 51 anos, destes são 37 anos dedicados ao Jiu Jitsu, e em dezembro de 2014, recebeu o 5 grau em sua faixa preta.

Momento atual
O Jiu-jitsu feminino competitivo será divido em duas eras daqui a alguns anos, "AG" e "DG", ou seja Antes e Depois de Gabi Garcia, segundo publicações especializadas.

Gabi é atleta da equipe Alliance, atualmente tem 8 títulos mundiais, mas tem tudo para quebrar todos os recordes de títulos estabelecidos no Jiu Jitsu atual. Com 1,88 m de altura, mais de 100 kg, e com uma dedicação aos treinamentos supreendente, Gabi Garcia só tem o Ceu como limite dentro da arte suave.

Mulheres no tatame
Em Lavras, no Sul de Minas,a equipe de Jiu-jitsu Renê Alves/Cicero Costha, vem ganhando destaque na cena pelo alto rendimento de seus atletas e pela iniciativa de criar uma equipe feminina da arte suave milenar. 

A iniciativa visa proporcionar bem estar, defesa pessoal e outros benefícios para as mulheres e seus diversos praticantes, que incluem também crianças e idosos.

Benefícios do Jiu-jitsu para as mulheres
O Jiu Jitsu é um arte marcial desenvolvida para que possa permitir que uma pessoa mais fraca fisicamente, consiga derrotar uma mais forte e mais pesada. A partir desta definição podemos entender que o Jiu Jitsu é perfeito para as mulheres. Além disso, a arte suave propicia diversos benefícios, dos quais podem se encaixar perfeitamente com o que as mulheres procuram, confira:

- Aprender uma Defesa Pessoal
- Ajudar a perder peso e gordura corporal
- Aumentar a Auto-Estima e a Confiança
- Melhorar a flexibilidade e a Coordenação Motora

Gabi Garcia: Por que Jiu Jitsu é bom para as mulheres?


O que é Jiu-Jitsu?
O Jiu-Jitsu é uma arte marcial cujo objetivo é conquistar posições de controle até o xeque-mate – a finalização, por torção ou estrangulamento.

Esta é, no entanto, uma visão simplista para um sistema de luta e filosofia de vida tão rico.

“Originalmente concebido como uma forma de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu, através de sua prática, se tornou uma metáfora da própria vida”, destaca Luca Atalla, CEO de GRACIEMAG. 

“Afinal, a pessoa ao se testar nesse laboratório idealizado e confortável que é a academia, e depois nos campeonatos, consegue absorver lições e adequá-las ao cotidiano. Por isso, o Jiu-Jitsu talvez seja o melhor método de autoconhecimento jamais inventado”.

Nos anos 1990, a arte teve um novo boom. Em duas frentes: criado por Rorion Gracie em 1993, o Ultimate Fighting Championship deu o pontapé inicial (no queixo) no esporte midiático conhecido hoje como MMA. 

A partir do ídolo Royce Gracie, e com o suor derramado por irmãos e primos aparentemente invencíveis como Rickson, Renzo, Ralph, Royler, Ryan, Carley e companhia, o Jiu-Jitsu como arma de defesa pessoal estava consagrado.

A frente da equipe lavrense segue o atleta e professor Renê Alves, que vem trilhando seu caminho no jiu-jitsu nacional, pelas lutas e por seus atletas em destaque. 

Centro de Pugilismo Nova Ordem






A equipe de Lavras passou a ser representante de outra grande equipe. A do consagrado Cícero Costha, de São Paulo, que a cada dia revela novos nomes no Jiu-jitsu.

A equipe deixa o convite para todos aqueles que desejam conhecer o esporte; seja pelo motivo pessoal de cada um (defesa pessoal, manter a forma, perca de peso, Auto confiança dentre outros). 

A academia está localizada nas dependências do Centro de Pugilismo Nova Ordem, na rua Otacílio Negrão de Lima, 222,  no Centro. 

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 9258-0194 ou (35) 9224-4368.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...