Pular para o conteúdo principal

MINAS AO LUAR EM SÃO JOÃO DEL REI

Lívia Rosa é uma das atrações

A tradicional São João Del-Rei, nas Vertentes, na região central do estado, é o próximo destino do Sesc Minas ao Luar, projeto do Sesc de valorização e resgate da música brasileira. Será em 10/12 (sábado), a partir das 20h, na Praça Carlos Gomes. 

Na programação, grandes atrações: a cantora Lívia Rosa, a banda Camuá e a tradicional Orquestra Ribeiro Bastos, originária do próprio município. O evento tem apoio da TV Integração, afiliada Rede Globo e do Sindcomércio São João Del-Rei. A participação é gratuita.

A cantora Lívia Rosa, uma das atrações da noite, é mais um dos destaques do primeiro ano do Sesc Fomenta Cultura. 

A iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação na área artística. 

O projeto, que está em sua primeira edição, representa um aprimoramento nos processos curatoriais do Sesc. Intérprete da música popular brasileira, Lívia tem um trabalho permeado por batidas quentes e arranjos que variam do samba, bossa e MPB - incluindo  composições próprias e de novos talentos. A artista possui uma voz versátil e um timbre único para suas interpretações, sempre vibrantes e criativas no palco.

Outra atração selecionada por meio do Sesc Fomenta Cultura é a banda Camuá. O grupo reúne artistas mineiros que conhecem a fundo a música popular que faz o brasileiro cantar, dançar e se emocionar. 

Seresta, samba, xote, bolero, baião, sertanejo e bossa nova, em interpretações modernas que não deixam de lado a tradição e a diversidade que só se encontra no Brasil. 

Todas as fases da MPB estão presentes no repertório, com composições de artistas do passado e presente, entre eles Tom Jobim, Adoniram Barbosa, João Bosco, Almir Sater, Lenine, Marisa Monte.

O Sesc Minas ao Luar em São João Del-Rei também terá a participação de artistas locais. A Orquestra Ribeiro Bastos foi criada oficialmente em 1790 e é uma das mais antigas das Américas em atuação ininterrupta. A iniciativa auxilia manter viva a tradição musical do município. 

A organização se destina exclusivamente ao cultivo, guarda e preservação da música colonial e imperial produzida em Minas Gerais.

Além do Sesc Minas ao Luar, o Sesc possui outros projetos musicais itinerantes. Entre eles, o Sesc Causos e Violas das Gerais e o Sesc Chorinho e Samba na Praça. Todas as apresentações são gratuitas.

Serviço
Sesc Minas ao Luar, em São João Del-Rei
Atrações: Lívia Rosa; banda Camuá; Orquestra Ribeiro Bastos
Data: 10/12, sábado
Hora: 20h
Local: Praça Carlos Gomes
Entrada gratuita

por Saulo Penaforte - da assessoria Sesc Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...