Pular para o conteúdo principal

OLIMPÍADA LAVRENSE DE MATEMÁTICA PREMIA 34 ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Competição recebeu 3.169 inscrições


A Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM), iniciativa do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou no último dia 14, a cerimônia de premiação. 

Trinta e quatro estudantes, ligados a escolas públicas e particulares, foram homenageados com menções honrosas e medalhas de bronze, prata e ouro,  pelo desempenho que alcançaram na competição.

A Olimpíada Lavrense de Matemática foi realizada em duas fases. Na primeira, de múltipla escolha, foram selecionados os alunos com as melhores notas de cada nível (5% maiores notas), para então participarem da segunda fase, constituída de prova discursiva – 168 estudantes chegaram à última etapa. Participaram alunos do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental (nível 1), do 8º ao 9º ano (nível 2) e do Ensino Médio (nível 3).

Além da realização das provas, o projeto da OLM interagiu com professores do ensino básico da cidade, promovendo oficinas com conteúdos relacionados à Matemática e enfoque nas questões voltadas à Olimpíada.

Em sua primeira edição, a competição recebeu 3.169 inscrições. Entre os objetivos estavam os de estimular o interesse dos alunos do ensino básico pelo ensino da Matemática, despertar a criatividade, revelar talentos, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e aproximar a UFLA das escolas da cidade.

Se a OLM teve o mérito de trazer comemoração para quem gosta de Matemática, cumpriu também seu papel de despertar o interesse de quem não tinha tanta simpatia pelos cálculos. O estudante Juliano Juliano César Ferreira de Ramos, da Escola Estadual Cinira Carvalho, revela que, mesmo não sendo muito amante de Matemática, teve vontade participar. “Fique feliz demais com o resultado”.

Premiados
Nível 1
Menção Honrosa
Alice Souza Oliveira – Escola Municipal Álvaro Botelho
Isabella Thais Cardoso – Escola Municipal Doutora Dâmina
Juliano César Ferreira de Ramos – Escola Estadual Cinira Carvalho
Mariane Claire Silva – Escola Municipal Álvaro Botelho
Bronze
Geovanna Almeida Correia – Escola Estadual Cinira Carvalho
Giulia Emanuelle Rezende Paixão – E. Munic. Doutora Dâmina
Lola Estela Barbosa Castilho – Instituto Presbiteriano Gammon
Marcos Victor Pereira Silva – Escola Municipal Álvaro Botelho
Vinícius Botelho Lima – Centro Educacional da UFLA
Prata
Laura Rodrigues Haddad – Instituto Presbiteriano Gammon
Livia Della Garza Silva – Fadminas
Luísa Pedrozo Souza – Instituto Presbiteriano Gammon
Ouro
Gabriel Consentino Botrel Chalfum – I. Presbiteriano Gammon
Giovanna Bagni Menicucci – Instituto Presbiteriano Gammon
Maria Clara Carvalho Mendes – Instituto Presbiteriano Gammon
Thiago Bastos Rigitano – Centro Educacional da UFLA
Nível 2
Menção honrosa
Alan Christian Costa – Escola Estadual Tiradentes
Miguel Alves Andrade Daniel – Escola Estadual Tiradentes
Bronze
João Gabriel Alvarenga Andrade – Instituto Presbiteriano Gammon
Luigi Mendes Vilela Sandy – Instituto Presbiteriano Gammon
Rafaella de Souza Pereira – Instituto Presbiteriano Gammon
Vitória Vasconcelos Guimarães – Instituto Presbiteriano Gammon
Wellington Almeida da Silva – Escola Estadual Tiradentes
Prata
Rafael Cardoso Raimundo – Escola Estadual Tiradentes
Victor Gabriel Alvarenga de Paula – Instituto Presbiteriano Gammon
Ouro
Filipe Silva Barros – Instituto Presbiteriano Gammon
Nível 3
Menção Honrosa
Álvaro Furusho Garcia – Inst. Presbiteriano Gammon
Henrique Corrêa Teixeira – Instituto Presbiteriano Gammon
Bronze
Arthur Andrade de Pádua Carvalho – Instituto Presbiteriano Gammon
Vitor Gabriel Oliveira – Fadminas
Prata
Bruna Pereira Frasson – Instituto Presbiteriano Gammon
Juan Sodré Broche – Instituto Presbiteriano Gammon
Nicolás Abraham Henríquez Rodrigues – Fadminas
Ouro
Márcio Vinícius Soares Rezende – Colégio Tiradentes da PMMG

A solenidade de premiação teve a presença do pró-reitor de Graduação da UFLA, professor Ronei Ximenes Martins, representando o reitor José Roberto Scolforo; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; do chefe do DEX, professor Ulisses; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Teixeira de Andrade; da representante da comissão organizadora da OLM, professora Ana Carolina Dias do Amaral Ramos; da coordenadora do curso de licenciatura em Matemática, professora Amanda Castro Oliveira e da coordenadora do Núcleo de Matemática, professora Maira do Carmo Pacheco de Toledo Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...