Pular para o conteúdo principal

OLIMPÍADA LAVRENSE DE MATEMÁTICA PREMIA 34 ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Competição recebeu 3.169 inscrições


A Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM), iniciativa do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou no último dia 14, a cerimônia de premiação. 

Trinta e quatro estudantes, ligados a escolas públicas e particulares, foram homenageados com menções honrosas e medalhas de bronze, prata e ouro,  pelo desempenho que alcançaram na competição.

A Olimpíada Lavrense de Matemática foi realizada em duas fases. Na primeira, de múltipla escolha, foram selecionados os alunos com as melhores notas de cada nível (5% maiores notas), para então participarem da segunda fase, constituída de prova discursiva – 168 estudantes chegaram à última etapa. Participaram alunos do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental (nível 1), do 8º ao 9º ano (nível 2) e do Ensino Médio (nível 3).

Além da realização das provas, o projeto da OLM interagiu com professores do ensino básico da cidade, promovendo oficinas com conteúdos relacionados à Matemática e enfoque nas questões voltadas à Olimpíada.

Em sua primeira edição, a competição recebeu 3.169 inscrições. Entre os objetivos estavam os de estimular o interesse dos alunos do ensino básico pelo ensino da Matemática, despertar a criatividade, revelar talentos, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e aproximar a UFLA das escolas da cidade.

Se a OLM teve o mérito de trazer comemoração para quem gosta de Matemática, cumpriu também seu papel de despertar o interesse de quem não tinha tanta simpatia pelos cálculos. O estudante Juliano Juliano César Ferreira de Ramos, da Escola Estadual Cinira Carvalho, revela que, mesmo não sendo muito amante de Matemática, teve vontade participar. “Fique feliz demais com o resultado”.

Premiados
Nível 1
Menção Honrosa
Alice Souza Oliveira – Escola Municipal Álvaro Botelho
Isabella Thais Cardoso – Escola Municipal Doutora Dâmina
Juliano César Ferreira de Ramos – Escola Estadual Cinira Carvalho
Mariane Claire Silva – Escola Municipal Álvaro Botelho
Bronze
Geovanna Almeida Correia – Escola Estadual Cinira Carvalho
Giulia Emanuelle Rezende Paixão – E. Munic. Doutora Dâmina
Lola Estela Barbosa Castilho – Instituto Presbiteriano Gammon
Marcos Victor Pereira Silva – Escola Municipal Álvaro Botelho
Vinícius Botelho Lima – Centro Educacional da UFLA
Prata
Laura Rodrigues Haddad – Instituto Presbiteriano Gammon
Livia Della Garza Silva – Fadminas
Luísa Pedrozo Souza – Instituto Presbiteriano Gammon
Ouro
Gabriel Consentino Botrel Chalfum – I. Presbiteriano Gammon
Giovanna Bagni Menicucci – Instituto Presbiteriano Gammon
Maria Clara Carvalho Mendes – Instituto Presbiteriano Gammon
Thiago Bastos Rigitano – Centro Educacional da UFLA
Nível 2
Menção honrosa
Alan Christian Costa – Escola Estadual Tiradentes
Miguel Alves Andrade Daniel – Escola Estadual Tiradentes
Bronze
João Gabriel Alvarenga Andrade – Instituto Presbiteriano Gammon
Luigi Mendes Vilela Sandy – Instituto Presbiteriano Gammon
Rafaella de Souza Pereira – Instituto Presbiteriano Gammon
Vitória Vasconcelos Guimarães – Instituto Presbiteriano Gammon
Wellington Almeida da Silva – Escola Estadual Tiradentes
Prata
Rafael Cardoso Raimundo – Escola Estadual Tiradentes
Victor Gabriel Alvarenga de Paula – Instituto Presbiteriano Gammon
Ouro
Filipe Silva Barros – Instituto Presbiteriano Gammon
Nível 3
Menção Honrosa
Álvaro Furusho Garcia – Inst. Presbiteriano Gammon
Henrique Corrêa Teixeira – Instituto Presbiteriano Gammon
Bronze
Arthur Andrade de Pádua Carvalho – Instituto Presbiteriano Gammon
Vitor Gabriel Oliveira – Fadminas
Prata
Bruna Pereira Frasson – Instituto Presbiteriano Gammon
Juan Sodré Broche – Instituto Presbiteriano Gammon
Nicolás Abraham Henríquez Rodrigues – Fadminas
Ouro
Márcio Vinícius Soares Rezende – Colégio Tiradentes da PMMG

A solenidade de premiação teve a presença do pró-reitor de Graduação da UFLA, professor Ronei Ximenes Martins, representando o reitor José Roberto Scolforo; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; do chefe do DEX, professor Ulisses; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Teixeira de Andrade; da representante da comissão organizadora da OLM, professora Ana Carolina Dias do Amaral Ramos; da coordenadora do curso de licenciatura em Matemática, professora Amanda Castro Oliveira e da coordenadora do Núcleo de Matemática, professora Maira do Carmo Pacheco de Toledo Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...