Pular para o conteúdo principal

DEMOCRACIA VIRTUAL

Com o empoderamento da sociedade na tomada de decisões, UFLA se prepara para sediar Simpósio que vai debater o uso das tecnologias de informação e comunicação na democracia dos países
Cada vez mais crescente, participação eletrônica tem evidenciado a importância das interações diretas entre cidadãos, sistema político e governos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia neste ano o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), terá como tema “Sistemas de Informação para Governança Digital Participativa”. 

O evento será realizado de 5 a 8 de junho e terá como anfitrião o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da instituição e tem como objetivo promover discussões na área de Sistemas de Informação (SI), considerando toda a sua multidisciplinaridade e aplicações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Esta será a 13ª edição do SBSI, ocasião em que serão discutidos os avanços da comunidade de Sistemas de Informação nesta área e as perspectivas de pesquisa no tema. 

A participação eletrônica tem evidenciado a importância das interações diretas entre cidadãos, sistema político e governos. Se, por um lado, existe o avanço das redes sociais virtuais e demais formas de comunicação eletrônica na sociedade; por outro, as iniciativas dos governos em disponibilizar sistemas de informação abertos demandam avanços de pesquisas na área de Sistemas de Informação.

Por esse motivo, está edição do evento terá como foco o papel dos Sistemas de Informação na democracia dos países com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente com o empoderamento da sociedade nas decisões em todas as esferas governamentais. 

Serão feitas apresentações de trabalhos científicos, além da discussão de temas relevantes na área de sistemas de informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de SI. 

A programação do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops. O objetivo é promover discussões na área de Sistemas de Informação (SI), considerando toda a sua multidisciplinaridade e aplicações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Ciberdemocracia
Apesar da falta de vontade dos políticos tradicionais de “dividir o poder”, os cidadãos devem pressioná-los para elevar sua participação nas decisões que afetam suas próprias vidas.

Essa é a opinião de Eiríkur Bergmann, professor da Escola de Ciências Sociais da Bifröst University e um dos 25 integrantes da comissão responsável pela elaboração da proposta de nova Constituição da Islândia em 2012, um processo que foi feito com ajuda da população via Facebook e Twitter, segundo matéria publicada junho de 2013 no site Opera Mundi.

A publicação do site destaca ainda a ideia inovadora de participação popular via internet aplicada na Islândia após a crise dos bancos de 2008 apareceu nos protestos pacíficos conhecidos como “Revolução das Panelas e Frigideiras”. Quando os integrantes da constituinte foram eleitos para fazer uma nova Carta Magna que substituísse a vigente desde 1944, quando o país se tornou independente e praticamente copiou a mesma Constituição da Dinamarca, convidaram a população a enviar sugestões em redes sociais e pelo site oficial do processo. “Publicávamos tudo o que estávamos escrevendo, ainda que não estivesse pronto. Dessa forma, as pessoas davam sua opinião e nós revisávamos e melhorávamos o texto”, contou Bergmann.

Ainda de acordo com a matéria do Opera Mundi, ele afirma que o processo de elaboração do texto da nova Constituição islandesa, que posteriormente foi aprovada pela população, mas empacou quando chegou ao Parlamento, só foi possível porque, além de 95% da população local estar conectada, havia um clima de insatisfação que fez aumentar a responsabilidade dos cidadãos para melhorar a situação do país. Para Bergmann, a Islândia é um exemplo até para o Brasil. “No momento que o acesso à tecnologia aumenta, cresce também a possibilidade de participar de forma direta da democracia”, diz.

O simpósio
A primeira edição do SBSI foi realizada em 2004 e desde então tem se destacado como o evento mais importante na área de Sistemas de Informação no cenário nacional. 

Em 2015, o SBSI tornou-se um evento filiado à AIS (Association for Information Systems). Já foram realizadas 12 edições do SBSI.

Escolha do local deste ano
O SBSI 2017 será realizado na Universidade Federal de Lavras – UFLA, consolidada como uma das mais importantes instituições de educação superior do Brasil, sendo uma das doze universidades do país com conceito máximo na avaliação. 

Está posicionada como a terceira melhor universidade de Minas Gerais e como a décima melhor do Brasil, considerando-se dados de 2014. Atualmente, a UFLA possui cerca de 35 cursos de graduação e 60 de pós-graduação, congregando aproximadamente 14 mil estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.