sexta-feira, 3 de março de 2017

CONTAGEM RECEBE O CHINA DAY

Missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros à China acontece entre os dias 13 e 19 de maio de 2017

Contagem recebeu o China Day, no último dia 23, evento de lançamento da missão de exportadores mineiros à China. Promovido pelo Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (INDI), o China Day contou com a presença de empresários e autoridades do município da região metropolitana de Belo Horizonte. 

No auditório da prefeitura municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o público pôde conferir oportunidades de negócio na China e como se dão hoje as relações econômicas sino-brasileiras. 

“Esse é um marco para Contagem, porque estamos iniciando uma nova gestão que tem como prioridade trabalhar em parceria com o INDI, com a Fiemg e com o governo do estado para que possamos reverter um processo de retração da indústria no município”, afirma o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Contagem, René Mendes Vilela. 

Vilela falou na abertura do evento junto ao prefeito de Contagem, Alex de Freitas. Também participaram da solenidade de abertura a diretora-presidente do INDI, Cristiane Serpa, e o superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Marcos Mandacaru. 

“O China Day é muito importante, porque nós temos aqui centenas de indústrias que tem potencial para abrir mercados internacionais, mas que vivem muito encasuladas, voltadas para o mercado mineiro ou nacional. Então a presença e o suporte do INDI trazem segurança e nos ajudam no trabalho de sensibilizá-las para a importância de empreendermos juntos nessas missões”, diz René Vilela. 

Segundo o secretário municipal, quase 200 empresas foram abordadas nas últimas semanas, em um trabalho de mobilização que será mantido até a missão na China, em maio de 2017. 

Bernardo Anoni, CEO da Bean - Consultoria e Inovação, foi um dos convidados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem. Hoje, a empresa trabalha para aumentar a atuação e a retenção de empreendimentos de alta tecnologia no município. 

“A ideia é que as empresas vejam Contagem como um local que gere oportunidades para conquistarem o mercado lá fora. E a missão para a China está sendo uma primeira boa notícia da prefeitura depois de muito tempo. A equipe do INDI trouxe informações concretas: empresários do setor de alimentos e manufaturados, que é o perfil aqui de contagem, têm todo o potencial de conseguirem exportar para a China”, afirma o empresário. 

A Pif Paf Alimentos foi outra indústria presente no evento. O relações institucionais da empresa, Claudio Almeida Faria, conta que desde 2011 a unidade de Visconde do Rio Branco, frigorífico de aves e indústria de processados de aves, se prepara para aderir ao mercado chinês. 

A empresa tem lutado junto a instâncias governamentais nacionais para obter a aprovação de exportação do governo chinês. 

“Temos demandas expressivas e contato com empresários chineses, mas infelizmente fica ainda essa interrogação. E por isso a gente busca o INDI, como um caminho alternativo”, diz Faria. 

Missão na China 
Entre os dias 13 e 19 de maio de 2017, o INDI realizará missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros à China.

A agenda de trabalho na China envolve a participações nas feiras China Import Expo (CIE), feira multissetorial na cidade de Kunshan na província de Jiangsu, e SIAL China, feira de alimentos e bebidas na cidade de Shanghai. 

O INDI terá um estande na feira China Import Expo, e todas as empresas participantes poderão expor gratuitamente seus produtos e serviços em espaço individualizado. A missão também conta com rodadas de negócios com importadores chineses. 

“Não é apenas uma missão em feiras, é uma política de divulgação dos produtos mineiros na China. Estamos iniciando um trabalho de comércio exterior que esperamos que dure anos”, explica o vice-presidente do INDI Ricardo Ruiz.

Todas as atividades da missão contam com o apoio de entidades empresariais e governo chineses. Empresas mineiras de todos os setores podem participar da ação. Confira a agenda completa e outras informações no site www.minasnachina.com.br

Para mais informações:
missaochina@indi.mg.gov.br / (31) 3915-3000
pcomercial@fiemg.com.br / (31) 3263-4721
da assessoria FIEMG

Nenhum comentário: