Pular para o conteúdo principal

BLACK MIRROR? INTEL CRIA ÓCULOS INTELIGENTES QUE PROJETAM NOTIFICAÇÕES NA RETINA

Óculos fazem com que pequenas notificações sejam exibidas no canto inferior direito da visão de seu usuário


Por RedaçãoBelo Horizonte

O site The Verge trouxe informações de que a Intel está trabalhando em óculos inteligentes. O protótipo se chama Vaunt e promete projetar informações nos olhos do usuário por meio de lasers.

Segundo o texto do site, a empresa desenhou o hardware do zero. Os óculos usam um laser chamado VCSEL que, segundo a fabricante, é de baixa intensidade e considerado seguro. O laser dispara uma imagem em vários tons de vermelho sobre um refletor holográfico que fica na lente direita dos óculos.

A imagem é refletida diretamente na retina do usuário, que enxerga as informações no canto direito da sua visão. Inicialmente, a tecnologia não permite reproduzir informações complexas. Ela serve apenas para exibir notificações sem que o usuário tire o celular do bolso.

Sem botões, o Vaunt é controlado apenas com gestos com a cabeça, que são detectados por um acelerômetro e um compasso. Um leve movimento para os lados e o usuário pode apagar a notificação de sua visão.

O foco não será problema, já que a imagem é exibida diretamente na retina, mesmo se a tecnologia for usada em óculos de grau. As imagens só são visíveis enquanto o usuário olha para o canto inferior direito. Se olhar para outro ângulo, a imagem some.

A Intel pretende fazer com que o display seja o mínimo possível intrusivo e também planeja desenvolver outros formatos de armação para óculos. A tecnologia ainda não tem preço nem data de lançamento.

Quer saber mais sobre o projeto? Assista ao vídeo do The Verge sobre a tecnologia:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.