Pular para o conteúdo principal

UFLA E UNIVERSIDADE DA COREIA DO SUL ASSINAM CARTA DE INTENÇÃO VISANDO NOVAS PARCERIAS

Assinatura da carta de intenções, entre o reitor da UFLA e o presidente da Korea Center do Brasil

No último dia 6, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu uma comitiva da Coreia do Sul, com representantes do Korea Center do Brasil e da Gangneung-Wonju National University (Gangneung), para conhecer a instituição e a cidade.

Na ocasião, também foi pactuada uma carta de intenções, com a finalidade de desenvolver projetos de cooperação com atividades de ensino e pesquisa nas respectivas universidades, aprofundando a compreensão das tradições sociais e culturais de ambos os países e instituições. A expectativa é de posteriormente formalizar um acordo de cooperação.


Durante a manhã, foi realizada uma reunião no Salão dos Conselhos da Reitoria entre o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, representantes do Korea Center do Brasil e da Gangneung-Wonju National University (Gangneung), professor Douglas Hwangho e Jaime Shim, entre outros professores, pesquisadores e gestores da UFLA.

O professor Douglas Hwangbo, presidente da Korea Center do Brasil, com 20 anos de experiência em intercâmbio de economia e negócios, justificou a escolha da UFLA como parceria. 

“Cada vez mais novas empresas estão se concentrando na nossa cidade e nossa intenção é de fazer um Centro Cultural do Brasil, tendo como um dos focos o café. A recomendação que tivemos desde o início para essa parceria foi a UFLA. Durante 20 anos, nossos produtos coreanos foram vendidos no Brasil. Agora vamos esforçar para que o contrário também aconteça: para que produtos brasileiros sejam vendidos na Coreia. Hoje o assunto será essencialmente o café, mas em outras ocasiões pretendemos abordar tecnologia da informação e biotecnologia”.

Neste sentido, o reitor, professor Scolforo, destacou a importância de diversas pesquisas e estudos realizados na UFLA, como o início da expansão do cerrado brasileiro e a formulação do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, além da tradição no café. 

“Nos últimos 12 anos, a UFLA teve um desenvolvimento impressionante tanto na estrutura física quanto na qualidade. Hoje, posso dizer que no mundo do café, a nossa Universidade é a maior referência no Brasil. Aqui na UFLA podemos chegar a um café que atenda as expectativas de diversas regiões, como na Coreia do Sul. Além disso, somente a nossa região do Sul de Minas (Lavras ao limite com São Paulo) produz 25% do café brasileiro”. 

O reitor salientou ainda que das 11 universidades federais de Minas Gerais, a UFLA foi escolhida pelo Governo Federal para sediar o Pólo de Excelência do Café. Além de contar com a Agência do Café, Inovacafé.

Enfatizou também algumas tecnologias que já foram concebidas na UFLA com o foco na qualidade do café, como as embalagens desenvolvidas pelo professor Flávio Meira Borém, em parceria com as empresas Klabin S.A. e Videplast, que possibilitam a manutenção dos atributos sensoriais dos cafés especiais. “O café sai daqui e chega com a mesma qualidade ao seu destino final”.

Na ocasião, o prefeito apresentou dados da cidade e as possibilidades de alcance da nova parceria. “A cidade sente muito orgulho da UFLA e de todos aqueles que aqui trabalharam e trabalham para construir esse legado. Prevemos um futuro próspero para o município, que está preparado para recebê-los e é um lugar muito bom para viver e investir”.

Além da reunião, a Comitiva da Coreia do Sul realizou uma visita à Inovacafé, à Prefeitura de Lavras, ao Parque Tecnológico da UFLA, e como encerramento houve a assinatura da carta de intenções, entre o reitor da UFLA e o presidente da Korea Center do Brasil

Visita à Inovacafé
A programação também contou com visita ao complexo da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), conduzida pelos professores Mário Lúcio Vilela de Resende, Rubens José Guimarães e Antônio Nazareno Guimarães Mendes e pelo técnico agropecuário do setor de Cafeicultura (DAG) Mauro Magalhães.


Os anfitriões explicaram sobre o funcionamento da agência, que abriga diversos setores ligados a toda a cadeia produtiva do café, além de esclareceram dúvidas dos visitantes quanto a qualidade, inovações, pesquisas e variedades. Destaque para as visitas ao Pólo de Excelência do Café e à Vitrine de Cultivares do INCT do Café.  

“Estamos situados em um local que é um verdadeiro complexo de negócios ligados ao café. Além disso, temos a Gangneung-Wonju National University (GW), onde pretendemos implantar um centro acadêmico voltado ao café, para que os alunos possam aprender todos os processos, do cultivo até a indústria. A visita à InovaCafé foi muito proveitosa, proporcionando conhecimentos que nos ajudarão a alcançar nosso objetivo”, disse o presidente da Korea Center do Brasil e professor da GW, Douglas Hwangbo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.