quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DOCUMENTARISTA JOÃO MOREIRA SALLES VISITA A CASA DA CULTURA GODOFREDO RANGEL


O documentarista, roteirista e produtor de cinema João Moreira Salles esteve, na tarde do último dia 16, na Casa da Cultura Godofredo Rangel, em Três Corações, no Sul de Minas. Acompanhado pelo secretário municipal de Comunicação (SECOM), Irlei José Fonseca, João Moreira Salles foi recebido pelo secretário municipal de Cultura Altair Nogueira e sua equipe.

Em conversa com o secretário, o documentarista afirmou que está realizando um estudo analítico sobre nossa cidade, para um artigo na Revista Piauí, conceituada publicação criada e editada por ele.


Durante o encontro, o secretário Altair Nogueira solicitou do documentarista o seu empenho em verificar junto ao acervo do Instituto Moreira Salles - pertencente a sua família - a existência de possíveis fotografias que retratem a passagem do Imperador D. Pedro II por nossa cidade, em 1884, realizadas pelo francês, Marc Ferrez. 

Amigo pessoal do Imperador, Marc Ferrez esteve na cidade como parte da Comitiva Imperial e provavelmente deve ter realizado imagens de D. Pedro II pela terra rioverdense. 

Como esse rico acervo foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles, é bem provável que, caso essas fotos existam, elas estejam hoje em seu poder. João Moreira prometeu buscar essas imagens e, caso elas sejam encontradas, serão repassadas cópias para a Secretaria Municipal de Cultura, fato que irá enriquecer ainda mais o acervo histórico da Casa da Cultura. 

Irmão do também cineasta Walter Salles, com quem fundou a Produtora Videofilmes, João realizou diversos documentários premiados em todo o mundo e acaba de dirigir e lançar o filme “No Intenso Agora”.


Durante sua passagem pela cidade, o documentarista visitou também, a Casa Pelé.

Nenhum comentário: