Pular para o conteúdo principal

REITOR APRESENTA PROJETO DE CAMPUS DA UFLA À CÂMARA DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO


Na noite do último dia 13, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo [foto], fez uso da Tribuna durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de São Sebastião do Paraíso para apresentar à comunidade o projeto de implantação do campus da instituição no município.

Depois de conhecer as dependências da Câmara, Scolforo deu início ao seu pronunciamento apresentando um vídeo institucional da Universidade Federal de Lavras – desde sua fundação, há mais de um século, até os dias atuais. Em seguida, ele explicou os motivos que levaram a instituição a começar a considerar a abertura de um campus em Paraíso. 

“A nossa opção sempre foi crescer em Lavras, mas, em 2007, surgiu um programa do governo federal que incentivava o investimento em outros locais. Chegamos a fazer algumas visitas aqui, mas o projeto não teve sucesso no Ministério da Educação”.

Anos depois da tentativa frustrada, Scolforo lembrou que a UFLA foi novamente procurada para instalar o seu primeiro campus universitário fora do município de Lavras. 

A ideia, segundo o reitor, animou a direção da entidade, que nomeou uma comissão para trabalhar na confecção de um novo projeto, desta vez mais moderno, focado no empreendedorismo e na inovação tecnológica. “São Sebastião do Paraíso é uma área estratégica para nós, pois há pouca oferta de vagas universitária na área das engenharias. Isso nos motivou”, disse.

Contudo, conforme explicou o reitor, só o desejo da universidade e das forças políticas locais não seria suficiente para que a UFLA se instalassem em Paraíso. 

A instituição exigiu uma série de condicionantes para construir o campus no município, entre elas: a disponibilização de uma área adequada, com toda a infraestrutura necessária para a instalação da universidade; a garantia de concurso público para a contratação de professores e técnicos, além de recursos na casa dos R$ 36 milhões para a construção dos prédios e processo seletivo dos profissionais, além de R$ 4 milhões anuais para salários e custeio da área. 

“Sem isso não teria campus aqui. Então, começou-se um trabalho para viabilizar essas questões”, completou.

Pensando no futuro
Em seguida, Scolforo exibiu mais um vídeo aos presentes no Plenário e àqueles que acompanhavam a Sessão ao vivo pela TV Câmara, onde foi destacado o desenvolvimento da UFLA ao passar dos anos. 

Em 2017, por exemplo, o orçamento da instituição de ensino superior federal foi de mais de R$ 350 milhões, fora os mais de R$ 40 milhões obtidos graças a pesquisas tecnológicas realizadas pela universidade. 

Depois, o reitor declarou que, assim como aconteceu em Lavras, o campus de Paraíso poderá, no futuro, se desenvolver e gerar bons frutos à comunidade. “Assim como aconteceu lá, aqui começamos como um bebê, que está engatinhando. Conforme a sua musculatura for crescendo, vamos nos desenvolvendo, nos tornando adultos. Começamos pequenos, mas vejo um futuro grandioso em São Sebastião do Paraíso”.

Ainda sobre a possibilidade de desenvolvimento com a UFLA, Scolforo declarou que Paraíso está em melhores condições do que Lavras e que, por isso, começa o projeto de um “ponto de partida mais favorável”. 

Segundo ele, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município dará um importante salto nas próximas décadas. “O projeto perseverando, a cidade evoluirá, mais do que financeiramente, em mentalidade. Paraíso está em uma microrregião de potencial muito interessante para ser trabalhado”, apontou.

Garantias
Assim que concluiu sua apresentação, o reitor José Roberto Soares Scolforo foi cumprimentado por todos os vereadores presentes. Alguns deles chegaram a afirmar que o projeto de lei aprovado pela Câmara que permitia a doação da área que pertencia ao Sesc e foi devolvida ao município foi o mais importante votado pela Casa nos últimos anos.

Após os agradecimentos dos membros da Casa, o presidente Marcelo Morais questionou Scolforo a respeito das garantias de que o campus realmente será construído em Paraíso. 

Para justificar sua dúvida, o chefe do Legislativo apresentou em Plenário uma série de reportagens, datadas de 2005 e 2013, que afirmavam que outras universidades públicas, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) seriam instaladas na cidade.

O reitor da Ufla, então, garantiu que o projeto sairá do papel e a Câmara terá acesso a todas as informações relacionadas à vinda da universidade, desde o processo de licitação dos projetos até a conclusão dos cinco prédios a serem construídos. Scolforo pediu, também, que a Casa confie em sua palavra. 

“Estou aqui colocando a minha honra e o nome de uma instituição de quase 110 anos neste projeto. Se eu empenhei, licitei e assinei, está garantido. Mesmo com a mudança de governo no final deste ano, a chance desse projeto dar errado é zero”, enfatizou.

O campus
O campus da UFLA em São Sebastião do Paraíso será construído em área situada no Jardim Mediterranèe, que foi devolvida pelo Sesc ao município após uma troca envolvendo a Praça de Esportes Castelo Branco. A área, de 150 mil metros quadrados, está avaliada em R$ 26 milhões. 

O local é visto com bons olhos pela reitoria da universidade, pois possui, além de localização estratégica, estrutura de águas, águas pluviais, esgoto e energia elétrica subterrânea.

Estima-se que as obras sejam licitadas ainda neste ano, tenham início em março de 2019 e sejam concluídas em 2022. Deve ser realizado concurso público para a contratação de 66 professores universitários e 60 servidores técnicos administrativos. Os valores de tais investimentos giram em torno de R$ 36 milhões.


Homenagem
Em reconhecimento à dedicação e trabalho durante todo o processo de implantação do campus da Universidade de Lavras em São Sebastião do Paraíso, a Câmara aprovou a resolução que outorga o título de cidadão benemérito paraisense a José Roberto Soares Scolforo. A honraria será entregue ao reitor em Sessão Solene especialmente convocada para este fim.

com informações da assessoria da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.