sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

SAMU PODE ENTRAR EM COLAPSO EM MINAS

AMM acompanha presidentes de consórcios de saúde em reunião sobre débitos com repasses do Samu

O prefeito de Andradas e diretor da AMM na região do Sul de Minas, Rodrigo Lopes (MDB), representando o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda (MDB), e a assessora do departamento de Saúde da entidade, Juliana Marinho, se reuniram com presidentes e secretários executivos de sete consórcios de saúde de Minas Gerais, no espaço da AMM na Cidade Administrativa, no último dia 25, para traçar a pauta de reivindicações dos atrasos de verbas do Estado ao Samu. 

Esta é a primeira reunião dos presidentes e secretários executivos dos consórcios, que representam 551 municípios mineiros.

Em seguida, os representantes participaram de uma reunião na Secretaria de Saúde, com o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, e o subsecretário de Gestão Regional de Saúde, Darlan Thomaz, para tratar da falta de repasses para custeio do Samu em todos os municípios.

Na reunião, os gestores decidiram criar uma comissão para acompanhar os convênios, solicitaram a regularização dos repasses em 2019 e, também, a previsão de recebimento da verba em atraso, já acumulada em R$ 41,5 milhões, referente a cinco parcelas de 2018. O repasse federal está em dia.

“A gente espera ter a previsão dos pagamentos, pois é bastante complicada a situação. O valor da dívida é significativo e o risco de colapso na prestação de serviços do Samu é iminente. A gente teve o compromisso do subsecretário de que haverá prioridade para os serviços de saúde não serem suspensos”, afirma o prefeito Rodrigo Lopes.

Participaram das duas reuniões: Jovane Ernesto Constantini, secretário executivo de Varginha; Tarcilei Mariniello de Brito, secretário de saúde de Teófilo Otoni; Elaine Guedes, secretária Sicnorje de Teófilo Otoni; Ricardo Coimbra, procurador de Itambacuri; Aristide Ribeiro, assessor Jurídico de Juiz de Fora; Honório de Oliveira, prefeito de Bicas; Denys Arantes Carvalho, secretário executivo do Samu de Juiz de Fora; Ormesinda Barbosa Salgado, secretária executiva de Barbacena; José Márcio Zanardi, secretário executivo da Cisurg de Divinópolis; Narcélio Alves Costa, secretário executivo de Governador Valadares; Rodrigo Aparecido Lopes, prefeito de Andradas.

Nenhum comentário: