segunda-feira, 3 de junho de 2019

CÂMARA DOS DEPUTADOS CELEBRA OS 200 ANOS DA VOLTA DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA AO BRASIL

Lafayette de Andrada compõe comissão que homenageia o Patriarca da Independência

A Câmara dos Deputados inicia as comemorações pelo bicentenário do retorno de José Bonifácio de Andrada e Silva ao Brasil. Há duzentos anos, o estadista desembarcava no país após uma ausência de quase quatro décadas, para se tornar o Patriarca da Independência brasileira.

Os eventos políticos que movimentavam o Brasil nas primeiras décadas do século XIX foram determinantes para a atuação de José Bonifácio, que veio a ser o principal ministro e conselheiro de D. Pedro. Foi executor de uma firme política que caminhou rumo à plena independência do Brasil.

O deputado Lafayette de Andrada, descendente de José Bonifácio de Andrada, compõe a comissão especial da Câmara dos Deputados que norteará as comemorações que homenageiam esse marco histórico indelével para o Brasil. 

“É uma honra compor essa comissão, uma vez que a família Andrada é a única que sempre esteve presente em todos os mandatos legislativos desde a Independência. Homenagear José Bonifácio é reverenciar o Brasil como uma nação autônoma e independente”.

Nenhum comentário: