segunda-feira, 17 de junho de 2019

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A Câmara dos Deputados homenageou na última quinta-feira, 13, o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem se refere aos 200 anos do retorno do estadista ao Brasil, após uma ausência de quase quarenta anos do país. 

Seu retorno à pátria marca o início de um momento decisivo para a Independência do Brasil, que se concretizou através do amadurecimento de uma firme política norteada pela estadista, rumo à plena liberdade do país.

A solenidade faz parte de uma série de atividades promovidas pela Casa para lembrar os 200 anos da Independência do Brasil (1822-2022) e fatos importantes que antecederam a data. Na ocasião, foi lançado o livro 'José Bonifácio de Andrada: Patriarca da Nacionalidade", da Edições Câmara, com o objetivo de se dar visibilidade e publicidade a fatos notórios da história nacional. 

A cerimônia também marcou a obliteração de selo e carimbo dos Correios alusivos ao Patriarca e aos 200 anos da Independência.

O deputado Lafayette de Andrada, descendente de José Bonifácio e representante da família Andrada nessa legislatura no parlamento, enfatizou a grandeza histórica do Patriarca: "José Bonifácio era realmente um homem que pensava o Brasil. Ele tinha ideias que realmente poderiam fazer o Brasil se tornar um grande país. Nesse processo de pensamento de Brasil, ele é o patrono do meio ambiente, com vários escritos já naquela época alertando quanto ao desmatamento, ele já pensava na extinção da escravidão, ele já propunha uma aposentadoria para os escravos e o fim do tráfico negreiro. Ele idealizou uma capital no centro do Brasil e sugeriu o nome de Brasília. Era um homem que realmente pensava o futuro". 

A cerimônia contou com autoridades, parlamentares, historiadores e também representantes da família Andrada.

Nenhum comentário: