quarta-feira, 10 de julho de 2019

EX-REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA EPAMIG

Durante o evento foi lançado novo espumante desenvolvido no Sul de Minas com técnicas de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), participou nesta terça-feira, 9, em Belo Horizonte, da posse da nova presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Nilda de Fátima Ferreira Soares, ex-reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Durante o evento, foi lançado um novo produto, fruto de pesquisas da instituição: o espumante produzido em Caldas, no Sul de Minas, com técnica similar à francesa "champenoise” e que será comercializado a partir do próximo mês. A vitivinicultura é um dos focos de desenvolvimento de tecnologias da Epamig atualmente e a técnica já tem sido utilizada em outros estados brasileiros.

A Epamig é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), sendo responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias para o fortalecimento da agricultura e da pecuária nas diferentes regiões e condições de clima e solo de Minas Gerais.

A nova presidente ressaltou o desejo da empresa em atender a todos os setores da agricultura e dentro dos anseios da população. “Estarei sempre em busca de atender demandas do povo mineiro. A pesquisa em Minas passa por inúmeros setores. Deixo registrada minha disposição e alegria em compor esse novo governo”, disse.

Pesquisas
Os vinhos, especialmente do Sul de Minas, têm se destacado e conquistado prêmios, inclusive em concursos nacionais e internacionais. A Epamig utiliza técnica conhecida como dupla poda, uma espécie de inversão do ciclo produtivo da videira, alterando a manutenção para o inverno, quando as uvas apresentam mais aroma e concentração de cor, aumentando a qualidade do vinho.

Também participaram da solenidade o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB); o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza; o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela; o presidente da Faemg, Roberto Simões; deputados e lideranças do setor.

Nenhum comentário: