quinta-feira, 10 de outubro de 2019

MEC DESBLOQUEIA 47,2% DO ORÇAMENTO DA UFLA CONTINGENCIADO NO INÍCIO DE 2019


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que houve o desbloqueio de R$7.692.532,00 do orçamento, especificamente em custeio, no início deste mês, pelo Ministério da Educação (MEC). 

Esse valor corresponde a 47,2% do montante que foi bloqueado do orçamento da UFLA no início de 2019. A ação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC permitirá a continuidade das atividades da universidade, com especial atenção ao ensino e ao pagamento em dia de todas as contas de custeio da UFLA.

 Ainda não foi possível liberação de investimento e outras rubricas importantes para a universidade, como, por exemplo, recursos para o hospital veterinário e outros. Por isso, será dada continuidade ao plano de adiar aquelas atividades que assim podem ser consideradas, tais como apoio a congressos, passagens, diárias, aquisição de equipamentos, além dos esforços para economizar 25% do consumo de energia elétrica, dentre outros. 

A fração descontingenciada deu um alento à UFLA, pois, se tal ação não fosse implementada, os impactos seriam muito negativos para as atividades acadêmicas. 

Entretanto, a Diretoria Executiva continua fazendo gestões junto ao MEC para o descontingenciamento de todo o orçamento, incluindo rubrica capital e apresentando projetos, como sempre fez, na busca de recursos adicionais ao orçamento, para prover o pleno funcionamento da universidade e o seu crescimento.

Os recursos, em custeio, alcançam despesas como: o fornecimento de materiais para aulas práticas nos mais de 250 laboratórios da instituição; a compra de materiais de consumo para serviços administrativos; a manutenção dos serviços terceirizados que envolvem trabalhadores de várias categorias; os custos com combustível, energia elétrica, telefonia, pagamento de bolsas a estudantes dentro do programa institucional de bolsas, despesas com restaurante universitário, assistência à saúde e manutenção geral dos 300 mil metros quadrados de área construída, acrescendo-se uma área total de 460 hectares no campus, além de duas fazendas onde são realizadas pesquisa e extensão, em suporte à pós-graduação.

da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: