sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

BANCO DE ALIMENTOS DE DIVINÓPOLIS DOA 5 TONELADAS EM PRODUTOS NO MÊS DE JANEIRO


O Banco de Alimentos, iniciativa da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), da Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado doou no mês de janeiro quase cinco toneladas. Todo final de mês, é realizada a prestação de contas, informando a quantidade de alimentos recebidos e doados, disponibilizada no site da prefeitura.

De acordo com o balanço realizado no final de 2019, foram doadas quase 47 toneladas de alimentos. O programa contribui com a promoção do direito humano à alimentação adequada atendendo famílias em situação de vulnerabilidade. As doações de supermercados, varejistas, sacolões, produtores rurais e demais bancos, que compõem a rede metropolitana de bancos de alimentos, são destinadas para 26 instituições sócio assistenciais. 

O secretário municipal de Agricultura, Hilton de Aguiar, reforça a relevância do banco para o município. “Nossa missão é garantir a segurança alimentar daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e nutricional, e mais que isso, ajudamos a combater o desperdício”, conta. 

A coordenadora de Agricultura e Banco de Alimentos, Cláudia Santana, reforça que os produtos, apesar de não possuírem valor comercial, podem ser aproveitados. “Há todo um processo antes da distribuição dos alimentos. Eles passam por triagem, higienização, e todos os produtos que não estão aptos para consumo humano são separados e enviados a produtores rurais para alimentação animal ou viram adubo”, destaca. 

O Banco de Alimentos é um equipamento público que integra rede operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Quem desejar ser um doador pode entrar em contato com o Banco de Alimentos por meio do telefone: (37) 3213-6973 ou no e-mail: bancodealimentos@divinopolis.gov.br. Podem ser doados: frutas, legumes e verduras; frios e laticínios; grãos e cereais; enlatados e conservas; pães e massas; carnes e derivados; materiais de higiene pessoal e limpeza.

Nenhum comentário: