Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA DE MINAS DETERMINA NOVAS MEDIDAS DE APOIO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Legislativo também estabelece divulgação diária de dados  sobre ocupação de leitos pelo Governo do Estado

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião remota na última quinta-feira, 21, proposições que buscam garantir a saúde e a segurança de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e de seus familiares. Os projetos alteram a Lei 23.631, também aprovada na ALMG, que define um conjunto de medidas para o enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. 

A reunião, realizada por meio do sistema de votação remoto, foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), para quem “a segurança dos trabalhadores que enfrentam o vírus é também garantia de saúde de toda a sociedade”. “A proteção e valorização desses profissionais são fundamentais para que nosso Estado tenha forças para combater esta pandemia a contento. A proteção destes verdadeiros heróis é compromisso permanente do Legislativo mineiro”, acrescentou.

Entre os projetos aprovados está aquele que garante a testagem periódica de profissionais dos serviços de saúde e segurança pública do Estado. Desta categoria, integrantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Penal e dos sistemas prisional e socioeducativo deverão ter garantido o exame regular para a Covid-19. A iniciativa busca prevenir e acompanhar o contágio do vírus entre os trabalhadores de funções essenciais, que mantêm suas atividades e têm maior risco de contaminação.

Outra matéria aprovada pelos parlamentares permite ao Estado realizar parcerias com estabelecimentos privados de hospedagem, como hotéis e pousadas, para abrigar profissionais de saúde envolvidos diretamente no enfrentamento à pandemia. O objetivo é evitar a proliferação do vírus, protegendo profissionais e seus familiares, e dar sobrevida ao setor hoteleiro, fortemente afetado pela crise, ao autorizar a compensação de créditos, tributários ou não, como meio de pagamento. 

Também foi aprovado pela ALMG texto que assegura intervalos de descanso e alimentação em condições adequadas aos profissionais de saúde, conforme normas previstas em legislação que regulamenta a atividade. Ainda, foi apreciada proposição que obriga o Estado a divulgar, diariamente, nos sites oficiais, dados atualizados com número de leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) das redes pública e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o quantitativo dos leitos exclusivos ao atendimento de pacientes com Covid-19 e a taxa de ocupação correspondente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.