quinta-feira, 29 de setembro de 2022

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFLA É RECONHECIDA PELO MEC COMO COLÉGIO DE APLICAÇÃO


O Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras (Nedi/UFLA) é agora, perante o Ministério da Educação (MEC), um colégio de aplicação. O novo enquadramento foi definido pela Portaria nº 964, publicada na segunda-feira, dia 26, no Diário Oficial da União, com entrada em vigor no dia 3 de outubro.

Como Colégio de Aplicação, o Nedi passa a ser oficialmente um espaço de formação para os estudantes da universidade e para a aplicação de técnicas e metodologias educacionais que resultem em novos conhecimentos que possam ser úteis a toda a rede de ensino básico.

De acordo com a diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), à qual o Nedi está ligado na estrutura organizacional, um dos principais objetivos dos colégios de aplicação é servirem como campo de formação aos discentes matriculados em cursos de graduação e em programas de pós-graduação das universidades aos quais estão vinculados.

A equipe do Nedi - em parceria com a gestão da Faelch, com o Departamento de Educação; Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino; Reitoria; pró-reitorias de Graduação (Prograd), Planejamento e Gestão (Proplag), Infraestrutra e Logística (Proinfra) e Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios - precisou atender a uma série de demandas do MEC para que o enquadramento como colégio de aplicação fosse possível.

O reitor em exercício da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, comemorou a relevância da transformação do Nedi em colégio de aplicação. “Essa posição gera a expectativa de que o colégio passe a receber recursos específicos no orçamento, o que nos permitirá, em conjunto com os profissionais da Faelch e do Nedi, realizar um planejamento institucional adequado para o avanço das ações”, esclarece.

Sobre o Nedi
As atividades do Nedi começaram em fevereiro de 2018, com sede no Câmpus Histórico da Universidade. Atualmente são 93 crianças matriculadas. O ingresso ocorre por processo de sorteio público. O edital para ingresso em 2023 deve ser publicado em breve.

*Da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: