Pular para o conteúdo principal

MEIAS TROCADAS: ZEMA E MARCELO ARO AJUDAM A PROMOVER O DIA DA SÍNDROME DE DOWN


O governador Romeu Zema e o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, aderiram à campanha internacional “Lots Of Socks” (“Muitas Meias”). Criada pela Down Syndrome International, a ação propõe o uso de meias trocadas para promover o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). As cores das meias utilizadas (azul e amarelo) também foram escolhidas em alusão à síndrome.

A campanha mostra de forma lúdica e divertida que ser diferente é normal! Mais do que uma ação simbólica, ela reforça a importância de nos mobilizarmos para combater o capacitismo e promover a inclusão dessa parcela da sociedade, fomentando a criação de políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down.  

“Eu e o governador fomos parados diversas vezes por pessoas que ficaram intrigadas com o contraste entre as nossas roupas habituais e as nossas meias! E esse é justamente o objetivo da campanha: gerar curiosidade para que a informação seja transmitida e o tema ganhe visibilidade. É chamar a atenção não para as meias em si, mas para os problemas que afetam as pessoas com Síndrome de Down. Muitos servidores foram impactados pela ação e compreenderam o que é a neurodiversidade”, disse o chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, que celebrou a repercussão da campanha e reforçou a importância da visibilidade para a vida de quem convive com a síndrome.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas desde 2012. A data representa a trissomia do cromossomo 21 — alteração genética que causa a síndrome — e marca a luta por inclusão e respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.