Pular para o conteúdo principal

TCE ABRE SEXTA EDIÇÃO DO ENCONTRO TÉCNICO NESTA QUINTA EM LAVRAS

Lavras, no Sul de Minas vai sediar, nesta quinta e sexta-feiras, 27 e 28, o próximo “Encontro Técnico: o Tribunal de Contas e os Municípios”, criado com o objetivo de aprofundar os debates sobre a jurisprudência da Corte de Contas. Gestores e servidores públicos de 111 municípios das regiões Sul e Centro-Oeste de Minas estão inscritos nessa sexta edição do evento que acontece no Auditório do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, à Praça Monsenhor Domingos Pinheiro, nº 232. A programação inclui dois seminários técnicos sobre os temas: “Licitação: Dispensa e Inexigibilidade” e “Obras e Serviços de Engenharia: contratação e controle da execução de serviços de engenharia”.

Programação
A abertura do evento em Lavras será conduzida pelo presidente do TCE, Conselheiro Wanderley Ávila, e seguida de palestra da diretora da Assessoria de Orientação Técnica do TCE, Isaura Victor de Pinho Oliveira, intitulada “O TCEMG com o jurisdicionado e para a sociedade: visão institucional e inovações”. Nos dois dias de programação, técnicos do Tribunal ministram cursos sobre os temas “principais aspectos referentes à inexigibilidade e dispensa de licitação” e “obras e serviço de engenharia: contratação e controle da execução de serviços de engenharia”.

Participam, como palestrantes: Luísa Pinho Ribeiro Kaukal, Paula Cristina Romano de Oliveira, Rita de Cássia Chió Serra, Washington Andries Filho, Sandro Miguez de Souza e Henrique Saatuf Silva. Também as técnicas Mônica Cattabriga e Ornella Maria Luisa Del’Oro Oliveira prestam esclarecimentos sobre o Sistema de Fiscalização dos Atos de Pessoal (Fiscap).

click na imagem e confira as atrações de hoje da Rádio O Corvo-Veloz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.