Pular para o conteúdo principal

TRIBUTOS: R$195 MILHÕES EM POUSO ALEGRE

As Câmaras Jovem e Mirim de Pouso Alegre, no Sul de Minas, apresentaram a conclusão de uma série de estudos sobre o Sistema Tributário Brasileiro. O grupo, vinculado à Escola do Legislativo de Pouso Alegre, sob a coordenação de Mau Macedo, expôs à população o quanto se arrecada no município e o quanto se paga de impostos indiretos. Um telão, o impostômetro, foi instalado na Praça Senador José Bento, em frente à Avenida Doutor Lisboa, para que os números fossem bem visualizados.

Além do telão, os vereadores jovens e mirins abordaram os transeuntes comentando sobre a arrecadação indireta e sobre a receita adquirida pela administração municipal. Faixas também foram utilizadas para ajudar na divulgação. A monitora do Parlamento Jovem, Mônica Fonseca Franco, disse que o objetivo do trabalho foi mostrar o quando se arrecada e o quanto se paga de imposto em cada produto de consumo básico, ou seja, os tributos indiretos.
 
Quanto à reação do público que passava pelo local, ´as pessoas ficam interessadas, despertam mesmo o interesse, elas olham o quanto pagam de imposto sobre a garrafinha de água, por exemplo, quase 40%, é muita coisa, porque é embutido na nota fiscal, não é separado como em alguns países que vêm o custo do produto todo detalhado. Então, a pessoa paga por um produto, achando que é aquele valor mesmo, mas desconhece o quanto foi de imposto´. No que se refere à arrecadação de Pouso Alegre no período de 1º de janeiro a 31 de outubro deste ano, o montante ultrapassou a cifra dos R$ 195 milhões. ´Por isso a população precisa saber onde é aplicado esse dinheiro´, alerta Mônica.
por Paulo Guimarães, da TV Uai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

MEC REALIZA INAUGURAÇÃO E VISITAS EM MINAS GERAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Minas Gerais, na quarta-feira, 11 de fevereiro, com chegada prevista em Sete Lagoas (MG) às 10h (horário de Brasília). O primeiro compromisso oficial será uma visita técnica às obras de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde acompanhará o andamento das intervenções que visam ampliar a oferta de vagas e a infraestrutura da unidade. No período da tarde, ainda em solo sete-lagoano, o ministro se deslocará para o campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), às 14h.  Na quinta-feira (12), a agenda terá continuidade no município de Machado (MG), onde o ministro inaugurará, às 10h, o novo restaurante estudantil do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Após o descerramento da placa inaugural, participará de um almoço no próprio restaurante junto aos estudantes, simbolizando a entrega oficial da nova estrutura de assistência estudantil. Camilo Santana encerrará a c...