Pular para o conteúdo principal

TRIBUTOS: R$195 MILHÕES EM POUSO ALEGRE

As Câmaras Jovem e Mirim de Pouso Alegre, no Sul de Minas, apresentaram a conclusão de uma série de estudos sobre o Sistema Tributário Brasileiro. O grupo, vinculado à Escola do Legislativo de Pouso Alegre, sob a coordenação de Mau Macedo, expôs à população o quanto se arrecada no município e o quanto se paga de impostos indiretos. Um telão, o impostômetro, foi instalado na Praça Senador José Bento, em frente à Avenida Doutor Lisboa, para que os números fossem bem visualizados.

Além do telão, os vereadores jovens e mirins abordaram os transeuntes comentando sobre a arrecadação indireta e sobre a receita adquirida pela administração municipal. Faixas também foram utilizadas para ajudar na divulgação. A monitora do Parlamento Jovem, Mônica Fonseca Franco, disse que o objetivo do trabalho foi mostrar o quando se arrecada e o quanto se paga de imposto em cada produto de consumo básico, ou seja, os tributos indiretos.
 
Quanto à reação do público que passava pelo local, ´as pessoas ficam interessadas, despertam mesmo o interesse, elas olham o quanto pagam de imposto sobre a garrafinha de água, por exemplo, quase 40%, é muita coisa, porque é embutido na nota fiscal, não é separado como em alguns países que vêm o custo do produto todo detalhado. Então, a pessoa paga por um produto, achando que é aquele valor mesmo, mas desconhece o quanto foi de imposto´. No que se refere à arrecadação de Pouso Alegre no período de 1º de janeiro a 31 de outubro deste ano, o montante ultrapassou a cifra dos R$ 195 milhões. ´Por isso a população precisa saber onde é aplicado esse dinheiro´, alerta Mônica.
por Paulo Guimarães, da TV Uai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.