Pular para o conteúdo principal

PROJETO É COLOCAR A FEDERAL DE LAVRAS ENTRE AS 150 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Vice atuante: Futura primeira mulher a ocupar o segundo cargo mais importante da universidade, Édila Vilela deve fazer a diferença
O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Lavras (Ufla) definiu a composição da lista tríplice com os nomes indicados para o cargo de reitor na gestão 2012-2016. A lista tríplice, que será enviada para a Presidência da República, foi composta das seguintes indicações ao cargo de reitor: 1ª professor José Roberto Soares Scolforo, 2ª professora Édila Vilela Resende de Von Pinho e 3ª professor João Almir Oliveira. A nomeação para a vice-reitoria será delegada ao reitor nomeado.

Apesar candidato José Roberto Scolforo só assumir gestão no final de maio de 2012 e ter dito que iria negociar os cargos somente quando tomasse posse, a disputa interna pelos cargos da Ufla já começou. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) são os cargos mais cobiçados, já que a poderosa Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) deve continuar com o professor João Almir Oliveira. Mas é a pasta de Graduação que é o maior alvo da disputa. Na PRPG, além da disputa, uma "dor de cabeça" adormecida dá sinais de uma volta com ares de Brasília.

Servidor de confiança de Scolforo, o professor João Almir começou sua carreira na universidade como técnico de laboratório. Com grande habilidade administrativa e gozando de prestígio junto aos servidores e terceirizados, ascendeu ao cargo na Proplac com a saída de José Roberto Scolforo, que assumiu a vice-reitoria. Dissidentes da oposição a atual gestão da Ufla e a futura direção, viram na derrota do professor Tarcísio Lima a reitoria da universidade, a chance para consolidar um nome forte. A idéia é dar um novo gás e marcar presença discutindo os próximos rumos da Ufla.

Para isso, um nome aceitável, “querido” e viável do prédio “amarelinho depois da esquina” já começa a ser estudado dentro da “nova estratégia” da oposição. Membros da oposição, insatisfeitos com os rumos que foram tomados na última eleição de novembro passado, acham que agora é a hora de “aparecer mais”. A atual assessora de Assuntos Acadêmicos e futura vice-reitora, professor Édila Vilela de Resende Von Pinho deve desempenhar um papel ativo na próxima gestão, principalmente em relação as demandas acadêmicas, função já exercida e deverá ganhar bastante destaque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/