Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ANDRADA ENTRA NA DISPUTA PELA PJF

O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) lançou, no último dia 18, seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora. Ele deve protocolar no diretório local do partido, na próxima segunda-feira, pedido para realização de prévia. "Vinha sendo instado a colocar meu nome como alternativa e aceitei o desafio." Seu provável adversário na disputa interna da legenda será o prefeito Custódio Mattos (PSDB), que pretende buscar a reeleição. "Tenho respeito e apreço pelo Custódio, mas possuo credenciais para apresentar meu nome. Não venho para dividir, ao contrário, minha proposta é somar. Caberá ao partido escolher quem será o candidato."

Lafayette considera sua pré-candidatura como opção para o eleitor juiz-forano favorável à manutenção da parceria com o Governo de Minas, mas descontente com a atual gestão. "A parceira (com o estado) trouxe muitos investimentos para o município e precisa ser mantida. Como tenho relação muito boa com o governador Antonio Anastasia (PSDB) e com o senador Aécio Neves (PSDB), apresentou-me como outra possibilidade para manter essa parceria."

O risco de uma nova cisão no PSDB de Juiz de Fora, que ainda conseguiu fazer Custódio e o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) falarem a mesma língua, foi rechaçado prontamente por Lafayette. Na sua avaliação, os tucanos têm maturidade para promover uma consulta interna e saírem unidos em torno do vencedor. "Acabamos de ver isso acontecer em São Paulo, com o (ex) governador José Serra (PSDB), uma das figuras mais ilustres do partido, participando e vencendo a prévia para a Prefeitura de São Paulo." Quanto à viabilidade de seu nome, o deputado afirma que é possível crescer com alguns dias de campanha e alcançar patamares semelhantes aos dos pré-candidatos estreantes na disputa. "O governador Anastasia é muito bem avaliado aqui em todos os levantamentos. Isso mostra que há espaço para uma candidatura nova do PSDB."

Se a proposta de prévia avançar, Lafayette não terá vida fácil na disputa interna. Assim como na eleição municipal propriamente dita, também no sufrágio interno o peso da máquina é considerável. Suas chances crescem caso consiga arrastar para seu lado integrantes do grupo de Pestana e mesmo do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques (ex-PSDB e atual PPS). Passando pela peneira tucana, ele conta a seu favor com a chapa de candidatos a vereador do PTC, considerada uma das mais robustas do processo sucessório. Outro trunfo seria o fato de que sua eleição implicaria na posse como deputado estadual do vereador Rodrigo Mattos (PSDB). O herdeiro de Custódio seria beneficiado por estar hoje na primeira suplência do partido na Assembleia.

Além da concorrência explicitada agora por Lafayette, integrantes do primeiro escalão consideram que Custódio, já algum tempo, enfrenta uma movimentação de correligionários nos bastidores em torno de outras candidaturas consideradas alternativas à sua proposta de reeleição. Nesse sentido, a proximidade do deputado federal Júlio Delgado (PSB) e do deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) com o Palácio Tiradentes é apontada como fundamento para toda espécie de especulação.

Ainda assim, sempre que esteve em Juiz de Fora, como na última quinta-feira, o governador procurou deixar claro o propósito de a atual administração ter prosseguimento. Já o próprio prefeito quando questionado quanto à possibilidade de ter seu nome trocado por uma alternativa alheia ao PSDB, preferiu ponderar em relação à sua história no partido para assegurar que seria respeitado na sua decisão.
da Tribuna de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...