segunda-feira, 12 de novembro de 2012

COM EVOLUÇÃO CRESCENTE DO EMPREGO, CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GANHA RELEVÂNCIA

“Desde a implantação do Instituto, a Prefeitura tem sido parceira, seja na recepção dos primeiros servidores, seja na nossa aproximação com as demandas de qualificação profissional da cidade", avalia Sérgio Pedini, reitor do IF Sul de Minas
Em um cenário tão singular, como o que atravessa o mercado de trabalho em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a formação e capacitação profissional crescem em importância e passam a ser o ‘X’ da questão para os especialistas. “Criadas as condições necessárias para que as empresas se instalem com segurança e certeza de sucesso em Pouso Alegre, não podemos nos descuidar agora de qualificar nossa mão-de-obra, seja para suprir a necessidade da indústria, seja para garantir que os pouso-alegrenses tirem o melhor proveito das novas oportunidades que estão surgindo”, avalia o prefeito Agnaldo Perugini (PT).

Na trilha desse caminho, a Prefeitura recriou o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), investe em parcerias com o Sistema ‘S’, adere a programas do governo federal como o Pronatec e o Projovem e trouxe par Pouso Alegre o Instituto Federal Tecnológico do Sul de Minas. Esses centros de ensino têm foco na educação profissional técnica e especializada e oferecem formação gratuita.

Excelentes exemplos da adoção de políticas de inserção social pela Administração podem ser vistos também no Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULdeMinas, com obras já iniciadas e inauguração prevista para novembro de 2012. Ambos se complementam em termos de oferta de cursos e se apresentam como qualificadores de mão de obra para jovens e adultos sem condições de arcarem com seus estudos, além de atenderem à crescente demanda de mão de obra qualificada.
 
CVTCoordenado pela Fundação Promenor, por meio de um convênio firmado com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o centro tem capacidade para atender aproximadamente 3.000 alunos por ano em três frentes principais de ensino: inclusão digital, laboratório vocacional e apoio ao empreendedor. Todos os cursos têm duração de dois meses.
 
PibãoCom os recentes investimentos anunciado por multinacionais como a XCMG e centros de consumo como o SerraSul Shoping, projetado para ser o maior do interior de Minas, Pouso Alegre caminha para dobrar seu Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas durante um ano no município, acrescendo a ele mais R$ 3,2 bilhões até o final de 2013. É como se, em dois anos, Pouso Alegre acrescentasse às suas riquezas mais do que tudo o que foi produzido pela cidade de Varginha em 2009. Um crescimento de 122%.
com assessoria

Nenhum comentário: