sexta-feira, 15 de março de 2013

ATAÍDE E ZICO LANÇAM PROJETO "GOLAÇO SOCIAL"

O prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela recebeu no último sábado, 9, o ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, Zico, para o lançamento de um projeto sócio-esportivo, através de um convênio com a “Escola Zico 10”. É o Golaço Social, que irá beneficiar 750 crianças e adolescentes com a prática do futebol, conforme prega a instituição criada pelo ex-atleta, que visa promover a formação do cidadão por meio de uma combinação de lazer e esporte. Ataíde recebe o craque em seu gabinete, na Prefeitura, às 9h30 deste sábado, depois, Zico cumpre uma extensa agenda na cidade, que inclui um jogo amistoso entre sua equipe e uma seleção de másters de Passos.

“É com muita honra e muito prazer que iremos receber o Zico aqui em nossa cidade para um evento tão grandioso para todos nós”, disse o prefeito. “Estaremos lançando um projeto importante para nossa população, sobretudo para nossas crianças e adolescentes, que tanto gostam do futebol. Esses jovens terão uma oportunidade de aprender a praticar esse esporte dentro dos princípios educativos e da cidadania, através de uma instituição criada por um homem como o Zico, que foi um dos maiores jogadores do Brasil e ainda é um grande exemplo para nossa juventude, por causa de seu talento e caráter”, acrescentou. 
 
 O Golaço Social irá funcionar através do Departamento de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Passos, e será praticado em cinco núcleos: AABB, Estádio Virgílio Otávio Vasconcelos (Campo do Oriente), quadra da Escola Municipal Ananias Emereciano Campos, Escola Municipal Professora Emilia Leal, Crasem e Colégio do Educandário. Em cada núcleo, onde serão instaladas as escolinhas, serão treinados até 150 atletas, entre crianças de sete e adolescentes de até 17 anos, totalizando 750 alunos.

Para se inscrever, basta procurar o núcleo mais próximo de casa. É exigido que a criança ou o adolescente esteja matriculado na rede municipal ou estadual de ensino. A prioridade é para os alunos das escolas municipais, segundo o diretor de Esporte e Lazer, professor Marcelo Campos Machado. Todos os inscritos que conseguirem as vagas receberão um kit contendo calção, camiseta, um par de meiões e um porta-chuteiras.

O ex-craque criou a Escola Zico 10 com o “objetivo de combinar lazer e futebol, baseando-se no conceito de que o esporte pode ser importante na formação do cidadão. Aprender a ganhar, a perder, a compartilhar e conviver em grupo. Aprendizado que se leva para a vida. E tornar-se um atleta profissional é apenas uma consequência. Para Zico, as crianças e jovens precisam aprender a praticar o futebol, sem isso deixar de ser uma atividade lúdica. Esta é a filosofia de ensino das escolas”, segundo a metodologia do programa.

Nenhum comentário: