segunda-feira, 15 de julho de 2013

TRANSPORTE COLETIVO: ÔNIBUS DE POUSO ALEGRE SERÃO EQUIPADOS COM GPS E CÂMERAS

A partir de hoje, segunda-feira, 12, a passagem de ônibus passa a ser de R$ 2,50 na área urbana e R$ 2,90 na zona rural de Pouso Alegre, no Sul de Minas. A redução foi possível graças a um estudo técnico elaborado por uma comissão interna da administração

O prefeito Agnaldo Perugini anunciou no final da tarde de sexta-feira em uma coletiva de imprensa a redução de 15 centavos da tarifa de ônibus urbano e 20 centavos na tarifa rural. Pouco antes de falar com a imprensa, Perugini recebeu três representantes dos manifestantes que ocupam a Câmara desde a última terça-feira, 9. O prefeito comunicou ao grupo a decisão de baixar a tarifa e fez um agradecimento ao movimento.

Pacote de melhorias
Para o prefeito Agnaldo Perugini o salto de qualidade que o transporte coletivo dará nos próximos meses em Pouso Alegre é uma conquista de toda a população e prova de que a participação popular faz a diferença. Parte do Plano de Urbanismo já em faze de execução no município e projetado nos últimos dois anos, as intervenções no transporte coletivo de Pouso Alegre elencam 8 grandes ações que abrangem abrangendo investimentos em infraestrutura, criação do Bilhete Fácil com integração de 100% das linhas de ônibus, ações para dar maior fluidez ao trânsito e criação de um órgão regulador para os serviços de água e esgoto, transporte público e limpeza urbana.

GPS e câmeras em todos os ônibus
Os atrasos constantes de linhas de ônibus e o tratamento recebido dos funcionários do transporte coletivo estão entre as maiores queixas dos moradores que utilizam o serviço. A Prefeitura pretende encerrar o problema com a instalação de GPS e câmeras de vigilância em todos os ônibus da frota.

O monitoramento por GPS vai inibir o atraso das linhas e permitir a criação de um banco de dados para melhorar a logística do transporte, podendo ainda aumentar a eficiência dos ônibus de reforço, que serão acionados com mais rapidez. Além disso, os moradores poderão saber em tempo real, por meio de qualquer aparelho conectado á internet, em que ponto do trajeto está o ônibus no qual pretende embarcar. O serviço estará disponível em até 60 dias.

No caso do monitoramento por câmeras os ganhos vão além da melhoria do tratamento por parte dos funcionários com os passageiros, há também o ganho de segurança. As imagens serão transmitidas em tempo real para um centro de controle, sob o comando do departamento de regulação, que também vai receber os dados enviados pelo GPS.
com assessoria

Nenhum comentário: