Pular para o conteúdo principal

ÍNDICE DE RENOVAÇÃO NA ALMG É DE 33%

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá 26 novos integrantes na 18ª Legislatura (2015-2019). Com o resultado das Eleições 2014, o índice de renovação do Parlamento Mineiro é de 33,77%. Em 2010, quando foram eleitos 28 novos parlamentares, o índice de renovação foi de 36,36%. Esse índice ficou abaixo dos 40,1%, registrados em 2006, e dos 46,75%, de 2002.

Em 2014, 64 deputados disputaram a reeleição, e deste total, 51 conquistaram mais um mandato. Assim, o índice de reeleição dos atuais parlamentares foi de 79,69%. Das atuais mulheres que compõem a ALMG, somente uma foi reeleita: a deputada Rosângela Reis (Pros), que conquistou seu terceiro mandato consecutivo. As demais integrantes da bancada feminina na próxima legislatura são Marília Campos (PT), Celise Laviola (PMDB), Ione Pinheiro (DEM) e Arlete Magalhães (PTN)

Dos seis deputados estaduais que se candidataram a deputado federal, dois foram eleitos: Adelmo Carneiro Leão (PT), que obteve 57.921 votos, e Tenente Lúcio (PSB), que conseguiu 67.459 votos. Não conseguiram se eleger deputados federais Carlos Mosconi (PSDB), Gustavo Perrella (SD), Luzia Ferreira (PPS) e Rômulo Veneroso (PV).

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), candidato a vice-governador do Estado, não se elegeu. O candidato a governador Pimenta da Veiga (PSDB) obteve 4.240.706 votos (41,89% do votos válidos), e ficou em segundo lugar. Com 5.362.870 votos (52,98% dos votos válidos) Fernando Pimentel (PT) foi eleito governador do Estado já no 1º turno.

Dos atuais deputados, não disputaram a reeleição Almir Paraca (PT), Antônio Genaro (PSC), Duílio de Castro (PMN), Jayro Lessa (DEM), Romel Anízio (PP) e Sebastião Costa (PPS). O deputado mais votado para a 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Paulo Guedes (PT), concentrou a maior parte dos seus votos na Região Norte, da qual é originário, onde garantiu 157.107 dos 164.831 votos conquistados no total.

LAVRAS - MG
Eleitorado:69.256
Abstenção:12.187 (17,6%)
Comparecimento:57.069 (82,4%)
Votos Válidos: *46.728 (81,88%)
Votos Nominais: *42.485 (74,44%)
Votos de Legenda: *4.243 (7,43%)
Votos Brancos: *5.471 (9,59%)
Votos Nulos: *4.870 (8,53%)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...