Pular para o conteúdo principal

CORREDOR CULTURAL


A Fundação Cultural do município de Varginha, no Sul de Minas, entregou cheques no valor de R$2.500,00 para os responsáveis pelas 17 Companhias de Folias de Reis cadastradas no Sistema Municipal de Cultura. 

A ajuda financeira foi concedida por intermédio de convênio celebrado entre as partes, visando o pagamento das despesas efetuadas com a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte na locomoção de membros e figurantes, específicos e necessários à apresentação das Companhias de Folia de Reis. 

As companhias beneficiadas com a iniciativa deverão prestar contas dos recursos recebidos, através de notas fiscais.

O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha aprovou em 13 de maio de 2015 o registro das Folias de Santos Reis da cidade como patrimônio imaterial reforçando a manutenção da celebração, agregando valor à comunidade e possibilitando a sociabilização da população.

A preocupação em preservar os grupos de Reis fundamenta-se na real importância destes enquanto elementos caracterizadores da identidade religiosa e cultural de Varginha. 

Os saberes dos foliões de Reis, enquanto uma atividade tradicional e de identidade popular, estão entre os bens culturais imateriais. 

As folias apresentam-se como celebrações de costumes que transcendem as gerações. Além disso, em muitas localidades, festas culturais e religiosas se mostram como excelentes atrativos turísticos, o que poderia ser proveitoso para o desenvolvimento da cidade.

A Fundação Cultural, preparou uma grande concentração das Folias de Reis para o dia 17 de janeiro, no Corredor Cultural (antiga Estação Ferroviária), quando será celebrada uma missa, seguida do desfile das 17 Companhias cadastradas. 

Para enriquecer ainda mais o evento, na mesma data, serão conhecidos e premiados os 3 artistas ganhadores do 2º Concurso de Presépios e Oratórios, que tiveram seus trabalhos expostos na Casa da Cultura durante o mês de dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/